MAU TEMPO

Enchentes no Texas matam 24 pessoas e deixam outros desaparecidos

Águas subindo podiam ser vistas correndo ao longo do Rio Guadalupe; detritos, danos a casas e estradas bloqueadas também foram observados devido às enchentes

Da redação, com Reuters

Fortes enchentes atingiram o Texas / Foto: Reprodução Reuters

Um resgate de helicóptero foi visto em meio à inundação mortal em Kerrville, Texas, nesta sexta-feira, 4. Entulhos, chuva forte e inundações impactaram a área, incluindo o Howdy’s Restaurant, Bar & Chill, localizado próximo ao Rio Guadalupe.

A Reuters conseguiu verificar a localização de forma independente pelo traçado da rua, pelas árvores, pela decoração do Howdy’s Restaurant, Bar & Chill, bem como pelo contorno do parque de trailers Blue Oak, que correspondia às imagens de arquivo e de satélite do local. A data em que os vídeos foram filmados foi verificada pelos metadados do arquivo original.

Drones captaram o nível da água no Texas / Foto: Reprodução Reuters

Chuvas torrenciais

Enchentes repentinas e mortais, desencadeadas por chuvas torrenciais no Texas, submergiram casas e veículos na cidade de San Angelo, enquanto autoridades relataram que pelo menos 24 pessoas morreram e dezenas estão desaparecidas. Um vídeo gravado por um drone mostrou a escala da devastação deixada pelas enchentes, com árvores, casas e carros submersos. Uma casa também foi arrastada para o meio de uma rua, segundo as imagens. A Reuters conseguiu confirmar a localização do vídeo a partir dos prédios, traçado da rua, postes de luz, empresas, estruturas e placas de trânsito vistos no vídeo, que correspondiam ao arquivo e às imagens de satélite da área.

Treze pessoas morreram após fortes chuvas provocarem inundações repentinas e fatais no centro-sul do Texas, de acordo com o Gabinete do Xerife do Condado de Kerr.

No início do dia, o vice-governador do Texas, Dan Patrick, descreveu o evento como “um dia muito difícil para o Texas”, ao anunciar que entre seis e dez mortes haviam sido confirmadas, embora tenha alertado que o número de mortos pode aumentar à medida que as operações de busca e resgate continuam.

“Seria um dia de comemoração, mas foi um dia muito difícil para Texas. Tivemos uma enchente repentina e catastrófica que aconteceu por volta das quatro da manhã. A chuva caiu 30 centímetros ou mais por hora”, disse o governador Dan Patrick. ““Aquele rio [o Rio Guadalupe] subiu 26 pés em 45 minutos”, lamentou.

O presidente erstadunidense, Donald Trump, disse que a enchente repentina e fatal que atingiu o Texas foi “terrível” e “chocante”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo