Santa Sé

Embaixador do Brasil comenta discurso do Papa aos diplomatas

Dr. Denis Fontes de Souza Pinto participou do encontro entre o Papa Francisco e os embaixadores que atuam junto à Santa Sé

Da redação, com Rádio Vaticano

A Sala Régia, no Vaticano, recebeu na manhã desta segunda-feira, 11, embaixadores que atuam junto à Santa Sé, para um encontro com o Papa Francisco. Entre os presentes, estava o Embaixador do Brasil, Dr. Denis Fontes de Souza Pinto.

“O discurso do Papa ao Corpo Diplomático foi um discurso extremamente longo, 45 minutos em que o Papa passou em revista os principais temas do mundo, desde as suas viagens, as grandes conferências internacionais e, efetivamente, a questão dos migrantes. Esse foi um tema fundamental”, comentou o embaixador brasileiro, em entrevista à Rádio Vaticano.

Dois pontos chamaram mais a atenção, segundo Denis Pinto. O primeiro diz respeito ao termo “êxodo” usando pelo Papa. “Ele utilizou a palavra ‘êxodo’ para dar uma ideia da dimensão desse fluxo humano que ocorre hoje no mundo, que não é só no Oriente Médio, mas também em nosso continente. Ele também falou do dever dos Estados de proteger suas populações, mas falou também do dever de acolher”.

“Um outro aspecto que também foi muito importante ao falar deste assunto foi a questão de ter colocado em destaque a Santa Sé, no sentido de dizer: estaremos aqui para ajudar em tudo aquilo que pudermos, na busca da paz”, considerou o embaixador.

O discurso do Papa ao Corpo Diplomático teve como foco a crise migratória, fenômeno que em 2015 chamou a atenção sobretudo na Europa e em regiões da Ásia. Francisco fez um apelo em prol da dignidade humana e em especial dos migrantes. Leia mais

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo