Preparativos para JMJ 2016

Em Roma, comissão apresenta balanço da JMJ no Rio de Janeiro

No Domingo, símbolos da Jornada Mundial da Juventude serão entregues ao país sede da JMJ 2016

Da redação, com Arquidiocese do RJ

Em Roma, comissão apresenta balanço da JMJ no Rio de JaneiroUma Comissão da Arquidiocese do Rio de Janeiro presente em Roma irá apresentar os dados referentes à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), realizada, em julho de 2013, no Brasil.

A apresentação será realizada em um encontro, que começa nesta quarta-feira, 9, com os representantes da Pastoral Juvenil de todo o mundo. O evento, convocado pelo Pontifício Conselho para os Leigos, do Vaticano, prossegue até domingo, 13.

No Domingo de Ramos, a delegação brasileira entregará a cruz e o ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ, para a Cracóvia, sede da próxima Jornada em 2016.

Para o encontro da Pastoral Juvenil espera-se a participação de 250 delegados das conferências episcopais de 90 países e 45 comunidades, associações e movimentos juvenis católicos. O objetivo da tradicional reunião é refletir sobre as jornadas e preparar a próxima edição da JMJ.

Programação do evento

De acordo com o dicastério, a reunião terá início, na noite desta quarta-feira, com a saudação do Cardeal Stanisław Ryłko, presidente do Pontifício Conselho para os Leigos.

O dia seguinte será inteiramente dedicado para a edição brasileira da JMJ, conduzido pelo Cardeal Orani Tempesta e membros do Comitê Organizador Local (COL). A comitiva irá apresentar o caso organizacional e pastoral do evento, o seu impacto sobre a arquidiocese e os frutos nos jovens brasileiros, apresentados pela comitiva da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do mundo. O encerramento do dia será com a celebração da Santa Missa em português, presidida por Dom Orani.

“Nenhuma cidade permanece a mesma depois de uma Jornada Mundial da Juventude. A JMJ leva não só entusiasmo juvenil, mas leva também os jovens a anunciar tempos novos. Ao apresentarmos a JMJ do Rio para os delegados do mundo inteiro, nós agradeceremos também a todos eles pelo testemunho que deram em nossa cidade, pela missão que exerceram aqui em testemunhar a alegria e a fé em Jesus Cristo”, afirmou o cardeal, que, recentemente, foi nomeado membro do dicastério pelo Papa Francisco.

No dia 11, o Cardeal Stanisław Dziwisz, arcebispo de Cracóvia, abrirá os trabalhos com um discurso sobre o significado da JMJ para a diocese, que sediará o evento de 26 a 31 julho de 2016. Em seguida, haverá uma introdução sobre a Igreja na Polônia, com especial atenção à Pastoral da Juventude. Será apresentado também o Comitê Organizador Local da Cracóvia e as primeiras informações sobre os projetos, ideias e dinâmicas pastorais e organizacionais do evento.

Já no dia 12, os participantes poderão refletir juntos o tema: “A JMJ e sua integração na pastoral juvenil”. Dom Josef Clemens, secretário do Pontifício Conselho para os Leigos, falará sobre o compromisso da Igreja com os jovens, de João Paulo II ao Papa Francisco.

Por fim, no dia 13 de abril, os delegados participarão da Santa Missa do Domingo de Ramos, presidida pelo Papa Francisco na Praça de São Pedro, no Vaticano, com a celebração diocesana da 29ª Jornada Mundial da Juventude.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo