Cuidado

Em Roma, Assembleia da Comissão para Proteção dos Menores é concluída

No evento, brasileira que sofreu abuso dentro da Igreja partilhou sua experiência

Da redação, com Vatican News

A Pontifícia Comissão para a Proteção dos Menores concluiu sua 11ª Assembleia Plenária Ordinária, realizada de 12 a 15 de setembro em Roma.

Como nas vezes anteriores, os trabalhos do encontro tiveram início, na manhã de sexta-feira, com o relato de uma testemunha brasileira que sofreu abuso por parte de um membro da Igreja e também na família, em uma experiência que envolveu dor, trauma, cuidado e perdão.

Coordenação entre organismo

Os membros, presentes em Roma antes do início dos trabalhos da Assembleia Plenária, participaram de importantes encontros que enfatizaram como elemento chave no trabalho da Comissão, a construção de relações com os vários Dicastérios e Escritórios da Santa Sé, a fim de facilitar o trabalho em favor da proteção dos menores em todos os níveis dentro da Igreja.

Há uma necessidade constante que a cultura e a missão em favor da proteção dos menores seja vista e incorporada, sistematicamente, na vida da Igreja no mundo.

A Pontifícia Comissão continua seus esforços dentro de três grupos de trabalho: diálogo com vítimas e sobreviventes, educação e formação, diretrizes e normas para o promoção da tutela de menores.

O trabalho com vítimas e sobreviventes continua, por meio de uma série de estratégias voltadas a desenvolver plataformas pelas quais a Igreja possa ouvir suas vozes e integrá-las dentro de Sua vida e missão.

Programas-piloto chamados “Survivors Advisory Panel” foram implementados em três continentes, com a futura ativação de outro em um quarto continente.

As Fazendas da Esperança também são usadas como base para os “Survivors Advisory Panels”, assim como veículos de cuidado e reconciliação para as vítimas e sobreviventes.

Os membros da Comissão continuam a oferecer formação em diversas modalidades e locais, em várias partes do mundo, em resposta aos pedidos de Conferências Episcopais, Dioceses, Institutos de Vida Consagrada, Sociedades de Vida Apostólica, Movimentos Eclesiais e Associações.

A Pontifícia Comissão também está preparando debates entre especialistas e conferências de formação de alto nível.

O trabalho sobre as Diretrizes e normas para a promoção da tutela de menores levou a realização de diversas iniciativas, entre as quais o desenvolvimento e o constante aprimoramento de instrumentos de verificação.

Além disso, em linha com a recente legislação, foi dada atenção ao significado emergente do conceito de adulto vulnerável.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo