NA ITÁLIA

Em Óstia, Papa visita o barco MED 25 "Bela Esperança"

O Papa Leão XIV visitou, na marina de Óstia , o barco MED 25 “Bela Esperança”. Navio que, há meses, navega pelos portos do Mediterrâneo, transportando 25 jovens de diferentes nacionalidades e religiões. Ele declarou: “Vocês são a esperança em um mundo dividido”.

Reportagem de Adilson Sabará 
Imagens de Vatican News

MED 25 se refere à presença dos 25 jovens no Mediterrâneo. Eles são de diferentes países, da Bósnia à Argélia, da Espanha à Palestina, da França ao Paquistão. Há 8 meses navegam de porto em porto pelo Mediterrâneo. Uma resposta ao pedido do então Papa Francisco, levar uma mensagem de fraternidade, paz e esperança às cidades banhadas pelo chamado Mare Nostrum e torná-lo, de novo, um ponto de encontro e diálogo diante da tragédia das guerras e da migração forçada.

A parada de hoje deveria ser em Civitavecchia. O itinerário foi alterado a pedido do Papa Leão ao cardeal de Marselha, Jean Marc Aveline, promotor da iniciativa, para que atracassem em Óstia, pois assim ele poderia estar com eles. 

“Hóstia é um porto importante na história do mundo, da igreja de Santo Agostinho e Santa Mônica”, disse o Papa Agostiniano, para quem a presença dos jovens com o navio Bela Esperança torna hoje o porto mais especial.

O Pontífice fez questão de cumprimentar a todos, perguntando nome e nacionalidade e por fim comentou que podemos nos unir, mesmo que venhamos de países diferentes, tenhamos línguas, culturas e religiões diferentes. Ainda assim, somos seres humanos e a fraternidade nos une. 

Ao estar entre os jovens, lanchar com eles e conhecer cada um, o Papa afirmou que o mundo de hoje precisa mais de sinais do que de palavras, expressões de testemunho que transmitam a esperança. E disse ainda que o próprio nome do barco, bem como a presença de todos os jovens ali no porto, são um sinal de esperança para o Mediterrâneo e para o mundo. 

Os jovens responderam com uma canção, quase um hino ensaiado durante horas e em toda a visita do Papa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo