Mensagem de Abertura

Em mensagem, Dom Miguel Cabrejos reforça chamado à missionariedade

Mensagem de Abertura da Assembleia Eclesial foi proferida nesta segunda-feira, 22

Da redação, com Assessoria de Imprensa – Assembleia Eclesial

Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe acontece até domingo, 28/ Foto: Julio Caldeira/ Assembleia Eclesial

Dom Miguel Cabrejos, presidente do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) e arcebispo de Trujillo (Perú), proferiu mensagem de abertura da Primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, nesta segunda-feira, 22. 

Em sua mensagem, agradeceu, em primeiro lugar, “uma vez mais ao Deus da vida e a Nossa Mãe Maria de Guadalupe, assim como a tantas pessoas que tornaram possível este encontro virtual e presencial”. 

Aproveitou também a ocasião para agradecer ao “Papa Francisco por sua proximidade e apoio permanentes, aos representantes da Santa Sé que participam da Assembleia, aos convidados especiais que os acompanham, a todas as instâncias eclesiais e membros do Povo de Deus que tem participado no processo de preparação, aos representantes de outras igrejas, e em particular à Conferência Episcopal Mexicana por nos acolher em sua Sede e brindar-nos sua ajuda”. 

Leia também
.: Hino da Assembleia Eclesial destaca a missionariedade em saída
.: Dom Cabrejos na abertura da Assembleia Eclesial: unidade na diversidade

Caminhar Juntos

Nesse sentido, sublinhou que “o sucessor de Pedro nos indica o espírito que deve animar a Assembleia e o itinerário a seguir. Este ‘caminhar juntos’, significado literal da sinodalidade, acompanha-se da força renovadora que nos deu o Concílio Vaticano II, no qual não somente se pede uma conversão da Igreja, mas nos dá as bases para consegui-la. Esta Assembleia, junto com todo o magistério latinoamericano, é uma expressão do modo em que nossa Igreja continua em seu compromisso de viver a plenitude dos ensinamentos do Concílio Vaticano II”. 

Por outro lado, o prelado recordou: “Aparecida, em 2007, como experiência eclesial que inspira e acompanha esta Assembleia, chama-nos todos a sermos discípulos missionários, a passarmos de uma “pastoral de mera conservação a uma pastoral decididamente missionária” (DAp 370). 

Esperamos que esta Assembleia seja um instrumento significativo para esta finalidade. O acontecimento que hoje iniciamos formalmente se enraiza no intenso processo de discernimento vivido pelo Episcopado Latino-americano, com alguns representantes de outras instâncias eclesiais, na Assembleia do CELAM em Tegucigalpa (2019). Ali, foram definidas as orientações para realizar uma renovação e reestruturação pastoral e institucional do Celam”, afirmou.

Confira também
.: Divulgada mensagem do Papa para a Assembleia da América Latina e Caribe

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo