ÍNDIA

Em meio à grave crise econômica, Sri Lanka elege novo presidente

Wickremesinghe vai ocupar o lugar de Rajapaksa, que renunciou e fugiu do país após  protestos

Da Redação, com Vatican News e Reuters

Novo presidente do Sri Lanka, Ranil Wickremesinghe / Foto: Reprodução Reuters

Os legisladores do Sri Lanka elegeram nesta quarta-feira, 20, o presidente interino Ranil Wickremesinghe como o novo presidente do país.  O parlamento de 225 membros deu 134 votos a Wickremesinghe e 82 a Alahapperuma. Um terceiro candidato, Anura Kumara Dissanayaka, obteve apenas três votos. O outro candidato principal, o legislador do partido no poder Dullas Alahapperuma, era mais aceitável para os manifestantes e a oposição, mas não tinha nenhuma experiência de governança.

“Ranil Wickremesing foi devidamente eleito pelo parlamento por maioria simples como o oitavo presidente executivo da República Democrática Socialista do Sri Lanka”, disse Dhammika Dasanayake, secretário-geral do parlamento, após o término da contagem.

Wickremesinghe passa a ocupar o lugar de Gotabaya Rajapaksa, que renunciou e fugiu do país após os protestos contra o colapso econômico do país. “O que as pessoas estão pedindo de nós não é a velha política. O parlamento deve se unir diante dessas questões”, disse o presidente de 73 anos após sua vitória.

Mas a eleição de Wickremesinghe ainda é contestada por muitos cingaleses, por ele ser aliado do antigo presidente Rajapaksa e pode levar a mais manifestações. A população segue insatisfeita com a elite dominante após meses de grave escassez de combustível, alimentos e medicamentos.

Papa Francisco em favor da paz

Diante da escalada de violência e protestos, o Papa Francisco tem feitos constantes apelos pedindo a solução dos conflitos no país. O Santo Padre pediu que todos tenham uma atitude pacífica e que as autoridades respeitem os direitos humanos e as liberdades civis. Ao final do Angelus do último domingo, 17, suas palavras expressaram preocupação e solidariedade para com a população.

“Mais uma vez expresso minha proximidade com o povo de Sri Lanka. Queridos irmãos e irmãs, uno-me a vocês em oração e exorto todas as partes a buscarem uma solução pacífica para a atual crise, em favor, em particular, dos mais pobres, respeitando os direitos de todos. Uno-me aos líderes religiosos para implorar a todos que se abstenham de todas as formas de violência e iniciar um processo de diálogo para o bem comum.”

Grave crise econômica

Situado na fronteira ao sul da Índia, com 22 milhões de habitantes, Sri Lanka vive uma das piores crises econômicas de sua história. O desespero da população está ligado à crescente escassez de alimentos, combustíveis e medicamentos, com uma situação que nos últimos meses piorou por causa da pandemia e, ainda mais recentemente, pelo aumento dos preços de matérias-primas e energia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo