Em audiência no Vaticano

Em encontro inédito, Francisco recebe grande Imã de al-Azhar

Audiência durou cerca de 25 minutos e terminou com um abraço entre os dois responsáveis

Da redação, com Agência Ecclesia

O Papa Francisco recebeu nesta segunda-feira, 23, o grande imã de al-Azhar (Egito), Ahmad Al-Tayyeb, que lidera a mais importante instituição do Islão sunita, sediada no Cairo.

O encontro inédito durou cerca de 25 minutos e terminou com um abraço entre os dois responsáveis.

A iniciativa tinha sido antecipada pelo próprio Papa, em fevereiro, aos jornalistas que o acompanharam no avião no retorno de sua viagem ao México, para Roma.

“Eu quero encontrar-me com ele e sei que ele também gostaria, estamos procurando uma forma”, disse. “Sei que vamos conseguir”, acrescentou.

Restabelecimento das relações

Em 2011, a instituição sunita tinha anunciado a suspensão dos encontros com o Vaticano após o que classificaram de “ataques” de Bento XVI contra o Islão.

Em causa estava a condenação pública, por parte do agora Papa emérito, de um atentado que vitimou 23 cristãos na cidade egípcia de Alexandria, a 1º de janeiro desse ano, para além das suas várias intervenções em favor da liberdade religiosa em países de maioria islâmica.

O restabelecimento das relações começou a ser preparado pelo secretário do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, Dom Miguel Ángel Ayuso, que visitou no último mês de fevereiro a Universidade de al-Azhar, onde foi recebido pelo braço direito de Ahmad Al-Tayyeb.

O representante da Santa Sé levou uma carta do presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso, cardeal Jean-Louis Tauran.

Já a 10 de maio, o Papa Francisco enviou uma mensagem ao patriarca ortodoxo copta do Egito, Tawadros II, evocando a “grave situação” dos cristãos no Oriente Médio e norte de África.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo