O iminente Jubileu dos Artistas trará um fato inédito: a primeira visita papal ao icônico estúdio italiano Cinecitta, além de uma missa especial que será presidida pelo Papa
Da redação, com Vatican News
![](https://img.cancaonova.com/cnimages/canais/uploads/sites/11/2025/02/Coletiva_imprensa_Jubileu_Artistas.jpg)
Coletiva de imprensa realizada nesta manhã, na Sala de Imprensa da Santa Sé / Foto: Reprodução Vatican News
Uma coletiva de imprensa apresentando o evento ocorreu na quarta-feira de manhã na Sala de Imprensa da Santa Sé.
Entre os palestrantes estavam o Cardeal José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e Educação; a senadora italiana Lucia Borgonzoni, subsecretária de Estado do Ministério da Cultura; a Pres. Lina Di Domenico, chefe interina do Departamento de Administração Prisional do Ministério da Justiça da República Italiana.
Representando o Vaticano, Barbara Jatta, diretora dos Museus do Vaticano, ofereceu um discurso, junto com Cristiana Perrella, curadora do Espaço “Conciliazione 5” para o Ano Santo 2025, e Raffaella Perna, curadora da exposição “Poesia Visual Global: trajetórias transnacionais em Poesia Visual”.
O primeiro grande evento deste Jubileu especial será a oportunidade para artistas e pessoas ativas no mundo da cultura participarem de uma Audiência Geral do Jubileu, com o Papa Francisco, na manhã de sábado.
Compartilhando a Esperança – Horizontes do Patrimônio Cultural
Mais tarde naquele dia, o Dicastério para a Cultura e a Educação, em colaboração com o Museu do Vaticano, organizará em conjunto um encontro internacional sobre o tema “Compartilhando a Esperança – Horizontes do Patrimônio Cultural”.
O encontro visa fornecer um espaço para diretores e operadores de museus no mundo artístico e acadêmico e instituições culturais refletirem sobre as possibilidades, métodos e linguagens atuais para a promoção e transmissão do patrimônio religioso e artístico.
No final do encontro, que contará com a presença de palestrantes internacionais, será assinado um manifesto educacional sobre a transmissão do código cultural das religiões.
Naquela noite, haverá a abertura da Galeria das Janelas “Conciliazione 5”, localizada na Via della Conciliazione, e uma apresentação do projeto de Yan Pei-Ming, em cooperação com o Departamento Italiano de Administração Penitenciária e a Comunidade da Prisão Regina Coeli.
No sábado, disse o Cardeal Mendonça, o Papa presidirá a celebração eucarística na Basílica de São Pedro pela manhã e, mais tarde, os artistas farão uma peregrinação pela Porta Santa da Basílica.
![](https://img.cancaonova.com/cnimages/canais/uploads/sites/11/2025/02/Estudio_Cinecitta.jpg)
Francisco será o primeira Papa a visitar os estúdios Cinecitta / Foto: Reprodução
Visita à Cinecittà
Na segunda-feira de manhã, pela primeira vez, o Pontífice fará uma visita aos icônicos estúdios de cinema Cinecittà de Roma. Durante sua visita, o Papa Francisco se encontrará com um grupo de artistas e protagonistas do mundo da cultura em cooperação com o Ministério da Cultura italiano e a Cinecittà.
Mais tarde naquela tarde, haverá uma reunião do Dicastério para a Cultura e Educação com representantes de centros culturais católicos e órgãos eclesiais dedicados à cultura nos escritórios do Dicastério.
Trajetórias Transnacionais
Finalmente, na terça-feira à tarde, haverá a abertura da exposição “Poesia Visual Global: Trajetórias Transnacionais na Poesia Visual”, com curadoria de Raffaella Perna, nas dependências do Dicastério localizado na Piazza Pio XII, 3.
A exposição foi projetada para destacar a contribuição inovadora e atual da arte da poesia visual do século XX.
Dr. Jatta: Transmitindo patrimônio de arte e valores religiosos
O Vatican News falou com a Diretora dos Museus do Vaticano, Barbara Jatta, sobre o significado do evento:
“Não há dúvidas de quão importante é não apenas ter um jubileu para os artistas, mas também para todas as pessoas que estão no mundo da arte em um sentido amplo, incluindo curadores, diretores, professores de história da arte, pessoas como eu e muitos outros que convidamos para o dia 15 de fevereiro nos Museus do Vaticano.”