Jubileu da Misericórdia

Em Aleppo, na Síria, Porta Santa será aberta entre escombros

Porta Santa em Aleppo será aberta na paróquia de São Francisco, que sofreu um atentado com granada no último mês de outubro

Da Redação, com Rádio Vaticano 

Com o início do Jubileu da Misericórdia no próximo dia 8 de dezembro, Igrejas em todo o mundo terão a abertura de uma Porta Santa. Em Aleppo, na Síria, essa Porta a ser aberta será na Paróquia de São Francisco no dia 13 de dezembro, poucos dias depois do início oficial do Ano Santo.

A cidade está sob assédio desde 2012 devido aos constantes conflitos. Segundo o jornal dos bispos italianos, ‘Avvenire’, o local escolhido é altamente simbólico porque a igreja de São Francisco foi atingida e danificada por uma granada, no dia 25 de outubro passado. No momento do ataque, estava sendo celebrada uma Missa, mas a granada, felizmente, explodiu do lado de fora.

A explosão rachou a cúpula e feriu sete pessoas de forma leve. A Igreja de São Francisco é a única naquela área que ainda pode ser usada, um refúgio para muitos fieis. Das 30 igrejas presentes em Aleppo hoje, metade está sendo destruída ou está inacessível. Apesar disso, centenas de fieis atravessarão a Porta Santa nessa cidade síria.

O vigário apostólico de Aleppo, o franciscano Georges Abou Khazen, disse que esta guerra será vencida “com a oração, a solidariedade e a misericórdia”.

Por ocasião do Jubileu, outras duas portas santas serão abertas na Síria: uma em Damasco e outra em Latakia.

Leia também
.: Solução para a crise síria é tema de debate entre líderes diplomáticos

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo