Desigualdade

Em 2015, riqueza de 1% da população mundial supera os outros 99%

62 pessoas têm mais riqueza que a metade da população mundial mais pobre

Da redação, com Site Oxfam
Tradução: Fábio Soares

Um relatório da Oxfam Davos, chamado An Economy for the 1% (Uma Economia Para 1%), apontou que a riqueza das 62 pessoas mais ricas do mundo aumentou para $1.76 trilhão, o que corresponde à riqueza da metade da população mundial mais pobre, informou a ONG Oxfam nesta segunda-feira, 18, a dois dias do Fórum Econômico Mundial que será realizado em Davos, Suiça.

Para ter ideia do crescimento, há cinco anos, 388 pessoas possuíam a riqueza que se equiparava a essa metade.

Embora os líderes mundiais tenham falado, cada vez mais, sobre a necessidade de combater a desigualdade e, em setembro, tenham estabelecido uma meta global para reduzi-la, o fosso entre os mais ricos e o restante da população aumentou dramaticamente nos últimos 12 meses.

Uma previsão feita o ano passado em Davos, pela Oxfam, tornou-se realidade em 2015, um ano antes do esperado: atualmente 1% da população mundial, os mais ricos, possui mais que todo o restante da população.

A ONG pede medidas urgentes no sentido de conter a grande crise de desigualdade que ameaça enfraquecer o progresso de um combate à pobreza empenhado durante todo o século passado. A organização sugere um acordo entre os países para pôr fim à era dos paraísos fiscais.

A pesquisa teve como base o Relatório Global de Riqueza do Banco Credit Suiss (2013 e 2014) e a lista de bilionários da Forbes. A Oxfam é uma organização não-governamental britânica fundada em 1943 que atua em mais de 80 países. Em parceria com outras organizações, luta no combate a situações de pobreza no mundo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo