Solidariedade

Elemosineiro do Papa celebra em memória de moradores de rua

Moradora de rua morreu após ambulância negar socorrê-la devido à sujeira e piolhos

Da Redação, com Rádio Vaticano

Elemosineiro Pontifício celebra Missa em memória de moradores de rua

Foto: Rádio Vaticano

Na manhã deste domingo, 2, o Elemosineiro Pontifício, responsável pelas obras de caridade do Papa, Dom Konrad Krajewski, presidiu a celebração eucarística na Igreja de Santa Maria em Trastevere, em Roma, em memória de Modesta Valenti, moradora de rua de 71 anos.

Valentini morava perto da estação ferroviária Termini, na capital italiana. Em 31 de janeiro de 1983, ela se sentiu mal e a equipe da ambulância que deveria socorrê-la se recusou, pois estava suja e tinha piolhos. A idosa morreu depois de horas de agonia.

“Esta manhã, antes de sair de casa para vir aqui estar com vocês eu saudei o Papa Francisco e lhe disse que viria celebrar essa missa. Ele me ouviu e disse: Eu não posso ir, mas mando-lhes um abraço forte, forte, forte!”.

Com essas palavras, Dom Krajewski iniciou a Missa que contou com a participação de centenas de pobres, sobretudo moradores de rua, junto com a Comunidade Romana de Santo Egídio, que os acompanha nas dificuldades cotidianas.

Todos os anos, essa Missa recorda todos os sem-teto que perderam a vida por causa da pobreza extrema. A iniciativa começou em 1983 com a morte de Valenti.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo