window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Manifestante egípcio

ElBaradei junta-se aos manifestantes na principal praça de Cairo

O manisfestante ganhador do Prêmio Nobel da Paz Mohamed ElBaradei disse, neste domingo, 30, a milhares de manifestantes na região central do Cairo que o protesto contra o domínio do presidente Hosni Mubarak "não pode voltar atrás", disseram fontes à Reuters.

ElBaradei, prêmio Nobel da paz e diplomata aposentado, disse mais cedo que recebeu um mandato para fazer contato com o exército e construir um novo governo no Egito.

"Eu cumprimento o povo egípcio em respeito. Eu peço a vocês paciência, a mudança está vindo nos próximos dias", ele disse.

"Vocês conseguiram de volta os seus direitos e o que foi começado não se pode voltar atrás", disse ele enquanto a multidão gritava "Abaixo Mubarak".

"Temos uma principal demanda — o fim do regime e o começo de uma nova fase, um novo Egito", afirmou.

Mubarak, que permanece no cargo apesar dos protestos sem precedentes contra o seu governo de 30 anos, encontrou-se neste domingo com militares, que são vistos como chave para o futuro do Egito.

"Mubarak tem de partir hoje", disse ElBaradei à CNN antes de se juntar aos 10 mil manifestantes que desafiaram o toque de recolher para se reunir em Tahrir, um importante ponto central de Cairo.

Os manifestantes protestam contra a pobreza, repressão, desemprego e corrupção. Eles seguram cartazes que dizem "Fim do jogo para Mubarak" e "Por favor saia, seu demente, ouça as vozes de 80 milhões de egípcios".

"Não me importa quem se tornará o presidente neste ponto. Eu não apoio, necessariamente, ElBaradei, mas o fato é que ele mostrando uma alternativa", disse Laila Ali, de 35 anos, mãe de duas crianças. "Mubarak tem de sair, preferencialmente hoje em vez de amanhã", acrescentou.

Outros estavam mais céticos quanto à presença de ElBaradei, que tem sido criticado por muitos oposicionistas por gastar tempo demais fora do país. Alguns poucos cartazes diziam "ElBaradei não". Mais ele partiu em um carro enquanto seus apoiadores o seguiram em um movimento que quase provocou sua queda.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo