Fenômeno

Eclipse parcial do sol poderá ser visto hoje no Norte e Nordeste do Brasil

Fenômeno poderá ser percebido em sua totalidade em algumas regiões dos EUA

Da redação, com Agência Brasil

Acontece nesta segunda-feira, 21, um peculiar fenômeno da natureza: o eclipse solar total, que ocorre quando as órbitas do sol e da lua se cruzam e o satélite passa entre o sol e a Terra. O fenômeno poderá ser percebido em sua totalidade nos Estados Unidos, nas regiões que compreendem Salem, no Oregon, e a cidade de Charleston, na Carolina do Sul. Serão 2 minutos e 40 segundo de completa escuridão para quem estiver nessas regiões. 

No Brasil, moradores das regiões Norte e Nordeste poderão ver o eclipse parcial do sol, por volta de 12h46 e 18h04, no horário de Brasília. A previsão é a de que a escuridão chegue a 50% no extremo norte do país.

Segundo a astrônoma Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional, responsável pelos cálculos e edição do anuário da instituição que traz as fases da lua e demais eventos astronômicos, os eclipses solares são bem comuns, ainda que popularmente seja dito o contrário. Os totais, porém, são mais raros.

“A cada período entre 18 e 22 meses, temos um eclipse solar, seja ele total, parcial ou anular. Quando é total, que é o mais raro, tem-se essa pequena faixa de totalidade, portanto muitas partes do mundo passam muitas décadas sem ver um eclipse total. Não é um fenômeno raro na Terra, mas sim em cada local onde as pessoas estão”, explicou.

A pesquisadora esclareceu ainda que os eclipses solares e lunares acontecem sempre próximos um ao outro. “Basta observar uma lista de previsão de eclipses para verificar que sempre que acontece um eclipse da lua, por exemplo, logo depois tem um do sol, ou vice versa”, disse. “Se a órbita da lua em torno da Terra não fosse inclinada, teríamos esse alinhamento todo mês. Na lua nova, um eclipse do sol, e na lua cheia, um eclipse da lua. Por ser inclinada, o alinhamento não acontece sempre”, reiterou Nascimento.

No Brasil, o próximo eclipse total do sol está previsto apenas para 2041. No sul da América do Sul, porém, em 2019 o fenômeno poderá ser visto. “A expectativa é que muitas pessoas se desloquem para a faixa de observação. É interessante porque você tem turismo, tem eventos culturais e científicos, é muito legal”, disse a pesquisadora.

A NASA transmitirá o evento de hoje pela internet, seguindo a faixa de escuridão estadunidense, a partir das 13h pelo link https://www.nasa.gov/eclipselive..

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo