Epidemia na África Ocidental

Ebola já matou mais de 2.800 pessoas e número tende a crescer

Registro de mortes causada pelo Ebola ultrapassa a marca de 2.800 casos. Epidemia é considerada a mais grave desde descobrimento do vírus

Da redação, com Rádio Vaticano

Segundo o último bÉBOLAalanço da Organização Mundial da Saúde (OMS), até a presente data já foram registrados mais de 2.800 mortos na África Ocidental devido a infecção causada pelo vírus Ebola. As informações são da Agência Lusa.

Este ano, a epidemia foi considerada a mais grave desde a identificação do vírus em 1976. A doença voltou a aparecer no final de 2013 na Guiné-Conacri, África Ocidental, onde já foram registrados 632 mortos em 1.008 casos.

Até 18 de setembro deste ano registraram-se 1.578 mortos na Libéria, em 3.022 casos, na Serra Leoa morreram 593 pessoas das 1.813 infectadas. Entre o pessoal de saúde, já foram registrados 186 mortos em 348 dos casos, na Nigéria já são oito mortos entre 20 infectados. No Senegal, as autoridades anunciaram, em 10 de setembro, a cura do único caso registrado.

Uma outra epidemia de Ebola, distinta da que atinge a África Ocidental, já matou 41 pessoas em 68 casos no noroeste da República Democrática do Congo, desde que surgiu em 11 de agosto até 18 de setembro, segundo os dados divulgados pela OMS.

De acordo com a agência das Nações Unidas, só é possível dizer que não há transmissão do vírus do Ebola num país “42 dias após o último caso registrado”. A infecção ocorre por contato direto com fluidos corporais, sangue, líquidos biológicos ou secreções, e o período de incubação dura de dois a 21 dias. Os três países mais afetados pela doença são a Libéria, a Guiné-Conacri e a Serra Leoa. (RS)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo