A pastoral vocacional, que é responsável por todo o povo de Deus, começando pela família e continuando na comunidade cristã, está plenamente integrada no âmbito da pastoral ordinária e "é o resultado de pastoral sólida em conjunto com as famílias, paróquias, escolas católicas e as instituições eclesiais”, destacou o Apresidente do Conselho Episcopal para a América Latina (CELAM), Cardeal Raymundo Damasceno Assis.
Na mensagem final na conclusão do II Congresso Continental Latinoamericano sobre Vocações, Dom Damasceno enfatizou que é preciso fortalecer a cultura vocacional pra que os batizados assumam o chamado de ser discípulo missionários de Cristo.
Acesse
.: Mensagem do Papa aos participantes do Congresso
O caminho para este fortalecimento, segundo o presidente da CELAM, é destacar os principais aspectos da dinâmica vocacional, examinando a consciência cultural vocacional dos batizados, repensando a vocação batismal como foco central de toda a atividade pastoral da Igreja e desenvolvendo referências e critérios específicos de animação e rotas vocacionais.
“Nesta dinâmica itinerante e à luz das palavras do Santo Padre, (…) renovamos a nossa vocação e zelo missionário e, na [Palavra de Jesus], deixamos as redes para que se repita o milagre da abundância de vocações”, disse Dom Damasceno aos religiosos presentes no encontro.
O Cardeal salientou também o crescente e importante diálogo da Igreja na América Latina, iniciado há 17 anos com o I Congresso Continental e que gerou um novo impulso missionários depois da Conferência Geral em Aparecida.