Congresso da Fraternidade

É necessário estudar os estatutos para ser fiel à comunidade

"Todos precisam estudar os estatutos da Fraternidade Católica para serem mais fiéis à fraternidade e a sua comunidade", orientou o membro da Comunidade Cristã God's Delight, em Dallas (USA), David Peterman. O americano palestrou, nesta sexta-feira, 29, durante o XIV Congresso Internacional da Fraternidade Católica das Novas Comunidades que acontece em Assis, na Itália.

Ao apresentar a história da Fraternidade, Peterman disse que as Novas Comunidades têm o compromisso, como discípulos de Cristo, de tentarem viver e crescer em santidade. Segundo ele, 1970 foi um ano em que a Renovação Carismática Católica (RCC) e a fé católica iniciaram um momento mais forte na Igreja. "Nós católicos fomos nos formando, conhecendo as escrituras e começamos a louvar; fomos ajudando os irmãos e muitas dessas ajudas vieram da inspiração do Espírito", enfatizou.

David contou que um grupo de líderes da RCC os ajudaram a entender o amor de Deus, e isso foi formando um novo Pentecostes na Igreja. "A relação que Deus fez conosco foi nos ensinando que através da RCC poderíamos ser pessoas melhores; então, fomos formando pequenos grupos que foram recebendo o título de comunidades, associações. E isso foi um forte crescimento".

.: Veja fotos do Congresso no Flick
r

Recordando o surgimento da Fraternidade, Peterman falou que, em 1983, essas pequenas comunidades se encontraram em uma reunião para líderes com Brian Smith com comunidades da Ocenia e Ásia. Ao saírem da reunião não queriam perder essa relação com os outros líderes. Então, ao voltarem para Dallas, rezaram sobre isso para saber aonde Deus queria que seguissem. Eles, então, seguiram observando a liderança e viram que havia muitos católicos na RCC se envolvendo com as comunidades de aliança, mas não sabiam nada sobre a lei canônica. Em 1988, com ajuda do bispo, conseguiram o apoio da Igreja e a comunhão com o Vaticano através do entendimento da Igreja com as novas comunidades.

Em 1990, eles compreenderam que os estatutos da comunidade poderiam ser aprovados pela Igreja e, após uma Missa com João Paulo II, tiveram uma audiência privada e formalizaram a Fraternidade Católica.

"Após 20 anos de história percebemos que tivemos um grande fruto do apoio das hierarquias e representantes internacionais, mas tivemos muitas lutas através da realidade econômica", assinalou Peterman.

Em relação à liderança da comunidade fraterna, o membro da Comunidade Cristã God's Delight, sublinhou que eles precisam se aproximar do colégio eclesial e, assim, formarem novas lideranças "para que não sejamos todos estranhos, mas façamos com eficácia a comunidade". Então, sugeriu um fórum internacional para criar relação com outros líderes.

"Queremos entender melhor as hierarquias de nossa Igreja, sendo encorajados por nossos bispos e abrindo ao diálogo e à reconciliação com líderes de outras comunidades, para sermos verdadeiros líderes de comunidades", concluiu.

O Congresso da Fraternidade segue até domingo, 31, com a cobertura pelo Sistema Canção Nova de Comunicação.

Leia mais
.: Confira a programação completa do Congresso
.: Entenda melhor qual o papel das Novas Comunidades para a Igreja
.: Confira todas as notícias da Conferência Internacional da Fraternidade Católica

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo