Avanços e retrocessos

Drogas e abuso de medicamentos são alvo de Relatório

Avanços e retrocessos sobre produção, tráfico e consumo de drogas ilícitas e abuso de medicamentos.  É esse balanço que a Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife) apresentou no "Relatório 2009", divulgado mundialmente nesta quarta-feira, 24.

Produção de cocaína

O documento aponta para uma diminuição global na produção de cocaína, atribuída à significativa redução do cultivo de coca na Colômbia. O país responde sozinho por 48,3% de toda a área cultivada da planta. Contudo, o estudo alerta para o uso abusivo de substâncias estimulantes.

A América do Sul registrou uma queda de 8% nas áreas de cultivo de coca – apesar do aumento registrado no Peru e na Bolívia. Comparadas às de 2007, as apreensões da droga aumentaram nos três principais países produtores: Bolívia (aumento de 45%), Peru (aumento de 100%) e Colômbia (aumento de 57%). Também houve maior número de apreensões na Argentina, no Brasil e no Equador.

Em 2008, as apreensões de maconha cresceram duas vezes e meia na Bolívia em relação ao ano anterior. Houve aumento de apreensões da droga no Chile, no Equador, no Peru e no Paraguai – segundo maior produtor de maconha do Hemisfério Sul.

Estimulantes

Apesar de medidas de fiscalização de alguns governos sul-americanos, a Jife alerta que a tendência de crescimento na fabricação de estimulantes do tipo anfetamina permanece a mesma, assim como o contrabando de efedrinas para o México. Dados indicam ainda o surgimento da fabricação de drogas sintéticas na região, com destaque para o Brasil e a Argentina.

"Como efeito colateral decorrente do tráfico de drogas, o abuso de drogas ilícitas vem aumentando em alguns países e a demanda por tratamento vem crescendo consideravelmente nos últimos anos", afirma o relatório, ao destacar que quase 1 milhão de pessoas na América do Sul são tratadas por abuso de drogas ilícitas.

Medicamentos

A Jife também afirma que o uso abusivo de medicamentos prescritos é um problema que deve ser abordado com urgência, a fim de impedir sua propagação e evitar mais incidentes fatais.

De acordo com um relatório divulgado pelo órgão, medicamentos que contêm substâncias controladas estão sendo usados como substitutos de drogas ilícitas, uma vez que causam efeitos semelhantes e estão amplamente disponíveis – inclusive pela internet – por meio da venda de conteúdos contrabandeados ou falsificados.

"As pessoas tendem a achar que o abuso de medicamentos prescritos é apenas um uso inadequado de medicamentos para tratar problemas de saúde. Mas esses incidentes são frequentemente resultado de um vício que pode ser tão letal como a dependência de outras drogas como a heroína ou a cocaína", alerta o Relatório 2009.

O que é a Jife

A Jife é um órgão independente de governos e das Nações Unidas que tem a responsabilidade de monitorar a obediência dos países em relação aos tratados internacionais de controle de drogas, assegurando que suprimentos adequados usados na fabricação de medicamentos estejam disponíveis para propósitos médicos e científicos.

Leia mais

.: Texto completo do Relatório Anual 2009 da JIFE (em espanhol e em inglês)
.: Press kit global (em
espanhol e em inglês)

.: Resumo de todas as referências ao Brasil no relatório (em português) / Release para o Brasil (em português)

.: Resumo de todas as referências à Argentina no relatório (em espanhol) / Release para a Argentina (em espanhol)

.: Resumo de todas as referências ao Uruguai no relatório (em espanhol) / Release para o Uruguai (em espanhol)

.: Resumo de todas as referências ao Paraguai no relatório (em espanhol) / Release para o Paraguai (em espanhol)

.: Resumo de todas as referências ao Chile no relatório (em espanhol) / Release para o Chile (em espanhol)

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo