Cardeal de São Paulo

Dom Odilo: É preciso retomar a alegria de estar juntos em família

"Aqueles que dizem que a família acabou, certamente estão enganados. A familia não acabou, está no coração do ser humano e o ser humano é chamado a ser familia naturalmente", destacou ontem, 15, o Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, presente no VI Encontro Mundial das Famílias, que acontece até domingo, 18, no México.

Dom Odilo disse que é preciso estimular os jovens a se prepararem para casar e formar uma família com esperança, retomando o valor e o clima familiar. "A sociedade, como vem se estruturando, em muitas situações, dificulta a existência da família. Com as pessoas trabalhando fora de casa o tempo todo, encontrando-se pouco ou, as vezes, nem se encontrando, acabam-se perdendo os laços familiares, a alegria de estar juntos, as refeições à mesa, a oração em comum, para as famílias cristãs. Todas estas coisas importantíssimas precisam ser retomadas. São coisas simples e, que nós não estamos atentos e, por isso, vamos perdendo a própria possibilidade de existência da família", alertou.

Família como formadora de cidadãos

Recordando as palavras do Papa João Paulo II que afirmou que "o futuro da humanidade passa pela família", Dom Odilo falou sobre o papel social da família na formação de uma pessoa com valores: "Se a família não formar cidadãos, quem vai formar?! Ninguém substitui a família neste caso. O papel social da família continua sendo importantíssimo mesmo que a familia de hoje passe por tantas dificuldades e crises. A familia é um bem e será sempre um bem para a sociedade. Será sempre melhor ter familia do que não ter".

"Muitas vezes a família esquece seu papel de educadora, de educação de bons cidadãos e de virtudes sociais. Se presume que a escola é que vai fazer isso, mas isso não cabe simplesmente a escola, cabe em primeiro lugar à família. E a sociedade pede esta atitude da família, enfatizou Dom Odilo.

Segundo o Arcebispo, existe um trabalho da CNBB, especificamente da Comissão Família e Vida, voltada a estimular o trabalho da Pastoral Familiar e as reflexões sobre as questões da família, incentivando que "as organizações familiares se unam para combater tudo aquilo que deturpa as famílias, mas, mais do que combater, eu diria é afirmar a validade, a beleza e o valor da família. Não basta combater, é preciso mostrar concretamente que a família vale a pena".

O VI Encontro Mundial das Famílias termina neste domingo, com uma Missa presidida pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone. Na ocasião haverá uma conexão ao vivo pela internet, na qual o Papa Bento XVI, fará uma saudação e concederá uma benção apostólica aos participantes. 

Leia mais
.: Todas as notícias sobre o evento
.: Site oficial do Encontro Mundial das Famílias

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo