Caridade

Dom Guido Pozzo é o novo Esmoleiro do Papa

Dom Guido Pozzo foi nomeado novo Esmoleiro do Papa Bento XVI. Ele sucede Dom Felix del Blanco Prieto, que deixa o cargo por limite de idade. Dom Pozzo, da cidade italiana de Trieste, que completa 61 anos no próximo dia 26 de dezembro, era, até então, Secretário da Pontifícia Comissão Ecclesia Dei, cargo que ocupava desde 2009.

A Esmolaria Pontifícia é o organismo da Santa Sé que tem a tarefa de exercitar a caridade para com os pobres em nome do Papa. Sua missão se expressa em pequenos gestos cotidianos realizados de modo silencioso e com discrição em nome do Papa em prol de pessoas necessitadas, pobres e sofredoras em todas as partes do mundo.

O órgão foi instituído no século XIII pelo Beato Gregorio X. Depois foi Alexandre V com uma bula de 1409 a regulamentar as formalidades e normas, enquanto Leão XIII, para favorecer a coleta de fundos para as obras de caridade, delegou à Esmolaria também a faculdade de conceder a benção apostólica.

Todos os anos muitos pedidos de ajuda chegam a esse departamento vaticano da parte de famílias, imigrantes, estudantes, desempregados que pedem uma pequena contribuição para seguir adiante; pagar o aluguel, as contas, para poder estudar ou curas médicas. O valor oscila entre 100 e 500 euros e é decidido após um primeiro parecer do pároco de referência, com base na situação e na gravidade – explica Dom Felix del Blaco Prieto, ex-Elemosiniere, – e todos os anos as doações realizadas superam a cifra de um milhão de euros.

Portanto, uma caridade bem precisa que o Papa encoraja e apoia pessoalmente, assegurando-se que jamais falte e que quem trabalha neste organismo desempenhe de modo exemplar, com paciência e dedicação a sua missão, tendo como objetivo levar alegria e levantar os corações, e fazer sentir a proximidade e atenção da Igreja por cada pessoa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo