Olhando a realidade

Dom Filippo comenta sobre os desafios da Igreja na América Latina

Secularismo, indiferentismo, relativismo são os principais desafios enfrentados em comum pela Igreja da América Latina. Foi o que declarou o Bispo auxiliar de Petrópolis (RJ), Dom Filippo Santoro, após ouvirem os Presidentes das Conferências Episcopais de toda a América Latina e os Cardeais romanos Presidente de Dicastérios, neste terceiro dia da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe que acontece em Aparecida (SP), deste o último domingo, 13.

Segundo Dom Filippo, os primeiros dias da Conferência são de uma comunhão e serenidade muito grande, que se deve ao discurso inicial do Papa, que marcou um clima de serenidade e de atenção aos vários desafios que a Igreja têm na América Latina.

Em conseqüência desses desafios tem também os desafios das seitas, que não é o primeiro, é o reflexo dessa outra, afirmou o Bispo. As pessoas se afastam de Deus, mas quando é feito uma proposta de fé, mesmo com todos os seus limites, muitas pessoas aderem a uma fé viva.

Se a Igreja, como está acontecendo, tem como objetivo, fazer uma proposta viva de fé, poderemos ir para frente evangelizar, anunciar, fazer discípulos e missionários de Jesus, declarou o bispo auxiliar.

Mudanças ainda não aconteceram na V Conferência, porque os trabalhos ainda estão se procedendo. Caso seja aprovado o propósito de fazer um documento final, foram apresentados nomes que serão votados para duas comissões. Comissão da Comunicação e da Redação.

Por enquanto, os Presidentes de cada Comissão Episcopal estão apresentando à Assembléia, sobre as dificuldades de ordem política, familiar, social e financeira, e mesmo as conquistas e as esperanças que cada uma das Igrejas do continente está vivendo. O resumo de cada uma destas intervenções, ainda serão apresentadas, declarou Monsenhor Héctor Gutiérrez Pabón. Bispo de Engativá, Colômbia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo