Povos indígenas

Dom Erwin defende que questão indígena seja prioridade na ONU

Celebra-se esta quinta-feira, 9, o Dia Internacional dos Povos Indígenas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Por esta ocasião, o presidente do Conselho Indigenista Missionário, Dom Erwin Krautler, se dirigiu ao órgão para pedir que a questão indígena se torne uma prioridade.

“O que eu peço às Nações Unidas é que coloquem os povos indígenas uma vez como prioridade de alocuções de seus discursos e tomem a sério os direitos humanos, que continuamente estão sendo violados em diversos países em relação aos povos indígenas”, disse.

Sobre a comemoração da data, o bispo disse que considera importante a escolha de um dia para comemorar os povos indígenas, mas que isso não basta. “Ao mesmo tempo eu digo que não basta um dia, porque eu acho que os povos indígenas têm que estar muito mais em pauta também das decisões das nações. Creio que é importante usar este dia para conscientizar e sensibilizar todos os povos desta terra a respeito dos povos irmãos que existem nos diversos países deste mundo”.

O bispo também comentou a atual situação dos povos indígenas no Brasil, especificamente sobre o caso da usina de Belo Monte, assunto que gera polêmica no país.

“A situação atual aqui em Altamira e nas aldeias próximas a Belo Monte é de caos, porque as condicionantes previamente estabelecidas pelo próprio governo não foram cumpridas, então se instalou o caos em todos os sentidos. O povo simplesmente não sabe o que fazer, é a pior coisa que se pode imaginar”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo