Síria

Documentário sobre genocídio assírio é apresentado em Damasco

Sobreviventes relatam massacres sofridos pelas comunidades assírias, caldeias e siríacas há cem anos

Rádio Vaticano

O documentário Genocídio assírio, preparado pela televisão estatal síria Sayfo, foi apresentado em uma sessão especial para convidados. A película, com relatos de sobreviventes, retrata os massacres sofridos pelas comunidades assírias, caldeias e siríacas há cem anos, durante o Império Otomano, por instigação dos Jovens Turcos.

A projeção, realizada no Teatro da Ópera de Damasco, concluiu-se com uma exibição do Coral patriarcal de São Efrém, que executou um repertório com cantos tradicionais siríacos. O Patriarca Sírio-ortodoxo Mar Aphrem, em um breve pronunciamento durante o evento, fez uma relação entre as perseguições de 1915 com os tormentos vividos atualmente pela comunidade cristã no Oriente Médio, devastado por conflitos sectários alimentados por interesses geopolíticos.

Neste sábado, 29, será beatificado em Harissa, no Líbano, o bispo sírio-católico Flaviano Michele Melki, martirizado durante o Genocídio assírio. A cerimônia será presidida pelo Patriarca Sírio-católico Ignatius Youssef III e o decreto de beatificação será lido pelo Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo