"O princípio moral de um mundo não violento é "Faça aos outros aquilo que você gostaria que os outros fizessem a você!". É o que afirma a "Carta por um mundo sem violência", divulgada neste sábado, por ocasião da conclusão, em Roma, do VIII Encontro dos Prêmios Nobel da Paz.
O documento, fruto de anos de trabalho, faz um apelo à comunidade internacional, para que leve adiante os princípios que visam um mundo sem violência.
Entre os 13 preceitos estabelecidos, lê-se o pedido dirigido a indivíduos e Estado, a fim que compartilhem "a responsabilidade de prevenir a violência contra crianças e jovens" e também "promovam oportunidades de instrução, acesso à assistência sanitária primária, à segurança pessoal, à tutela social e a um ambiente favorável, que reforce a não-violência como estilo de vida".
Em especial, o nono princípio dirige um apelo à ONU e seus Estados-membros, para que "promovam a valorização das diferenças étnicas, culturais e religiosas".
No que diz respeito aos cuidados com o meio ambiente, a carta pede um "papel ativo" aos Estados na prevenção dos "conflitos derivados do empobrecimento dos recursos naturais".