Após um ano

Divina Liturgia faz memória aos 21 cristãos mortos pelo EI em 2015

Celebrações fazem memória aos 21 cristãos coptas decapitados há um ano em uma praia da Líbia, por jihadistas do Estado Islâmico

Da redação, com Rádio Vaticano

Diversos bispos e sacerdotes da Igreja Copta Ortodoxa participam nesta terça-feira, 16, da Divina Liturgia celebrada na Igreja de Samalot, em memória dos 21 cristãos coptas decapitados há um ano em uma praia da Líbia, por jihadistas do Estado Islâmico.

A Solene Liturgia é o ápice de diversas Missas e encontros de oração e reflexão dedicados às figuras dos “mártires da Líbia”, organizados nestes dias na Diocese de Samalot, Província egípcia de Minya, à qual pertencia a maior parte deles.

Leia também:

.: Entenda o que é e o que quer o Estado Islâmico

Os 21 mártires coptas também são recordados em diversas partes do mundo. Em 10 de fevereiro passado, por exemplo, uma celebração em sua memória foi realizada na Capela de St. Mary Undercroft, no Palácio de Westminster, e contou com a participação de numerosos membros das duas Câmaras do Parlamento do Reino Unido.

Os coptas egípcios haviam sido sequestrados no início de janeiro de 2015. Os vídeos de sua decapitação foi colocado na rede pelos jihadistas em 15 de fevereiro. Apenas uma semana após o bárbaro assassinato, o Patriarca copto ortodoxo Tawadros II decidiu inscrevê-los no Synaxarium, o livro dos mártires da Igreja Copta, estabelecendo que a sua memória fosse celebrada precisamente em 15 de fevereiro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo