Visita ad Limina Apostolorum

Discurso do Papa aos bispos indianos sobre educação

Queridos irmãos bispos,

Ofereço-vos  uma calorosa recepção fraterna, por ocasião da vossa visita ad Limina Apostolorum, uma ocasião para aprofundar a comunhão que existe entre a Igreja na Índia e à Sé de Pedro, e uma oportunidade de alegrar-se na universalidade da Igreja. Gostaria de agradecer o Cardeal Oswald Gracias por as suas amáveis palavras oferecidas em seu nome e em nome de quantos estão confiados aos vossos cuidados pastorais.

A minha cordial saudação também aos sacerdotes, os religiosos, religiosas e leigos a quem vocês acompanham. Por favor, assegure-lhes a minha oração e solicitude.

A Igreja na Índia é abençoado com uma infinidade de instituições que se destinam a ser expressões do amor de Deus pela humanidade através da caridade e exemplo do clero, religiosos e fiéis leigos que os auxiliam.

Por meio de sua paróquias, escolas e orfanatos, assim como hospitais e clínicas, a Igreja faz uma contribuição inestimável para o bem-estar não só dos católicos, mas da sociedade em geral.

Entre estas instituições em suas regiões, as escolas são lugares especiais, elas são um testemunho excepcional do vosso compromisso com a educação e formação dos nossos queridos jovens.

Os esforços feitos por toda a comunidade cristã para preparar os jovens cidadãos do seu nobre país, para construir uma sociedade mais justa e próspera, têm sido uma característica da Igreja nas vossas dioceses e em toda a Índia.

Ajudando a amadurecer as faculdades espirituais, intelectuais e morais de seus alunos, as escolas católicas devem continuar a desenvolver uma capacidade de julgamento e apresentá-los à herança legada a eles por gerações anteriores, promovendo, assim, um senso de valores e preparando os seus alunos para uma vida feliz e produtiva (cf. Gravissimum Educationis, 5).

Encorajo-vos a continuar a prestar muita atenção para a qualidade do ensino nas escolas presentes nas vossas dioceses, para garantir que elas sejam genuinamente católica e, portanto, capazes de transmitir as verdades e os valores necessários para a salvação das almas e a edificação da sociedade.

Certamente, as escolas católicas não são o único meio pelo qual a Igreja pretende instruir e edificar seu povo intelectual e moralmente. Como vocês sabem, todas as atividades da Igreja são feitas para glorificar a Deus e encher o seu povo com a verdade que nos torna livres (cf. Jo 8,32).

Esta verdade salvadora, no coração do depósito da fé, deve permanecer como fundamento de todo o esforço da Igreja, propondo aos outros sempre com respeito, mas também com compromisso.

A capacidade de apresentar a verdade delicadamente, mas com firmeza, é um dom a ser alimentado especialmente entre aqueles que ensinam na instituições católicas de ensino superior e aqueles que estão encarregados da tarefa eclesial de educar os seminaristas, religiosas ou os fiéis leigos, seja na teologia, na catequese ou no estudo da espiritualidade cristã.

Aqueles que ensinam em nome da Igreja têm uma obrigação especial em suas mãos: transmitir fielmente a riqueza da tradição, de acordo com o Magistério e de uma forma que responde às necessidades de hoje; enquanto os alunos têm o direito de receber a plenitude da herança intelectual e espiritual da Igreja.

Tendo recebido os benefícios de uma sólida formação e dedicada a caridade na verdade, o clero, os religiosos e  os líderes leigos da comunidade cristã serão mais capaz de contribuir para o crescimento da Igreja e para o avanço da sociedade indiana.

Os vários membros da Igreja dão testemunho do amor de Deus para toda a humanidade, ao entrar em contato com o mundo, oferecendo um testemunho cristã sólido no que diz respeito a amizade e ao amor, e se esforçando não para condenar o mundo, mas oferecendo-lhe o dom da salvação (cf. Jo 3,17).

Encorajar as pessoas envolvidas na educação, sejam padres, religiosos ou leigos, para aprofundar a sua fé em Jesus Cristo, crucificado e ressuscitado dentre os mortos. Capacitá-los para chegar aos seus vizinhos que, por sua palavra e exemplo, poderão proclamar, de forma mais eficaz, Cristo como o Caminho, a Verdade ea Vida (cf. Jo 14,6).

Um papel importante do testemunho de Jesus Cristo é realizada em seu país por homens e mulheres religiosos, que muitas vezes são os heróis anônimos da vitalidade da Igreja local. Acima e além de suas fadigas apostólicas, no entanto, religiosos e a vida deles levam uma fonte de fecundidade espiritual para toda a comunidade cristã.

Como eles se abrem à graça de Deus, estes homens e mulheres religiosos inspirar outros a responder com humildade, confiança e alegria ao convite do Senhor a segui-Lo.

A este respeito, os meus irmãos Bispos, eu sei que vocês estão cientes dos muitos fatores que inibem o crescimento espiritual e profissional, principalmente entre os jovens.

No entanto, sabemos que é Jesus Cristo que responde aos nossos anseios mais profundos e que dá o verdadeiro sentido à nossa vida. Somente Nele nossos corações podem encontrar o verdadeiro descanso.

Continuem, portanto, a falar com os jovens e incentivá-los a considerar seriamente a vida consagrada ou sacerdotal; falem com os pais sobre o seu papel indispensável na promoção e no apoio a tais vocações; e levem o seu povo em oração ao Senhor da messe, para que Ele envie muitos trabalhadores mais para esta safra (cf. Mt 9:38).

Com estes pensamentos, queridos irmãos no Episcopado, renovo-lhe meus sentimentos de carinho e estima. Confio todos vós a intercessão de Maria, Mãe da Igreja. Assegurando-lhe as minhas orações por vós e por aqueles que foram confiados aos vossos cuidados pastorais, apraz-me a minha Bênção Apostólica, como penhor de graça e paz no Senhor.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo