A comunidade católica na Índia está se empenhando para ajudar os católicos de Orissa que perderam casas, propriedades e meios de subsistência.
Leia mais
.: Papa fala sobre Apóstolo Paulo e condena violência na Índia
.: Mais de 50 mil cristão se refugiam em aldeias e florestas
A solidariedade envolveu inúmeras dioceses indianas: comunidades eclesiais, paróquias, associações e movimentos estão trabalhando para sensibilizar toda a população, envolvendo inclusive não-cristãos, para ajudar as famílias cristãs que fugiram das violências de grupos radicais.
A ajuda consiste em duas fases. Na primeira, oferece-se assistência material e psicológica por meio de uma coleta de alimentos não perecíveis, cobertores e roupas destinadas às famílias que vivem em campos de refugiados ou em busca de refúgio.
A segunda fase da campanha consiste na predisposição de novas casas e alojamentos de baixo custo para abrigar os refugiados temporariamente, à espera que possam voltar para seus vilarejos de origem.
Além disso, diversas associações católicas, como All India Catholic Union, se ativaram para garantir aos cristãos agredidos uma assistência legal adequada: grupos de advogados cristãos estão coletando testemunhos e informações para, depois, apresentá-los às autoridades civis e judiciárias, na esperança de que a Justiça faça o seu dever e que os crimes e os ataques não permaneçam impunes.
Nas intervenções dos dias passados, a Igreja pediu às autoridades governamentais um ressarcimento para as vítimas e fundos para poder reconstruir as igrejas e as estruturas destruídas em Orissa.
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com