PORTUGAL

Diocese do Porto lança subsídio em preparação ao Natal

Um guia foi lançado pela Diocese do Porto para ajudar as famílias a preparar o Natal durante o tempo litúrgico do Advento

Da redação, com Agência Ecclesia

A Diocese do Porto, em Portugal, lançou um guia para ajudar as famílias a preparar o Natal, durante o tempo litúrgico do Advento, com uma proposta semanal para celebrar o nascimento de Jesus que vai da ecologia à solidariedade.

“A Caminhada que propomos não se destina apenas ao percurso catequético, aos grupos de jovens, ou às celebrações dominicais mas a toda a Comunidade e a cada Família. Dirige-se a toda a diocese e a cada um dos diocesanos do Porto”, explicam os bispos da diocese.

“A todos deve envolver, integrar, acolher e mobilizar”, realça Dom Antônio Francisco dos Santos, bispo do Porto, e os seus auxiliares Dom Antônio Taipa, Dom João Lavrador (nomeado bispo coadjutor da Diocese de Angra) e Dom Pio Alves.

A proposta de caminhada de Advento pretende ajudar as famílias e as comunidades a quatro realidades concretas: “descobrir a condição alegre e feliz” da identidade cristã” e ser uma Igreja “decidida a construir a fraternidade, mediante a partilha de dons, com uma atenção privilegiada aos mais pobres e frágeis da sociedade”.

Leia
.: Bispos sírio-católicos pedem paz para Síria e Iraque
.: Papa recorda solidariedade com cristãos no Oriente Médio

A Igreja do Porto é incentivada também a “promover uma educação ecológica, uma cultura de respeito pelos bens da Criação” e a “traduzir nos sentimentos, nos gestos e nas atitudes” o “rosto” acolhedor e missionário desta Igreja.

O sentido da caminhada é do cesto à manjedoura tendo como símbolo o cesto de Natal que faz parte das tradições natalícias e é um símbolo da partilha e da “onda de solidariedade” que este acontecimento “desperta nos crentes e em todos os homens e mulheres de boa vontade”.

“Enchamos em cada semana o ‘cesto’ dos nossos dons para que eles se transformem em cabaz de generosidade, em manjedoura que acolhe e abriga a vida e em sinal vivo da misericórdia e da salvação de Deus para todos”, incentivam os prelados.

Neste contexto, em cada Domingo do Advento até ao Batismo do Jesus há palavras-chave, a partir da Liturgia da Palavra, que expressar-se-ão com um gesto simbólico e proporá um desafio concreto que “é o imperativo, que leva à concretização da palavra”.
O guião proposto apresenta algumas sugestões “apenas como um subsídio, sujeito à criatividade” e as respetivas palavras-chave: “Caridade; Confiança; Bondade; Acolhimento; Alegria; Família; Presença e Porta”.

Na apresentação deste percurso os bispos diocesanos destacam ainda que o Natal possui o “fascínio” e tem a missão de fazer concretizar o sonho de Deus para a Humanidade, por isso, não se pode “guardar a Alegria do Evangelho do Natal”.

“Somos convidados a preparar com todos os vizinhos ou os estranhos, os “caminhos do Senhor” e a acolher o mistério do Natal no presépio do coração humano”, incentivam.
A Caminhada de Advento 2015 é guiada pelo lema do atual Ano Pastoral: “A Alegria do Evangelho é a nossa missão: felizes os misericordiosos”.

A Diocese do Porto contextualiza que a caminhada do Advento é “inspirada no sonho e alicerçada na vontade” escrita no Plano Diocesano de Pastoral 2015-2020: “Queremos uma Igreja que faça experiência da misericórdia de Deus e que a traduza em toda a sua vida”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo