Recepção dos peregrinos

Diocese de Roma se prepara para canonização

Somente da Polônia são esperados 1700 ônibus e 5 trens para a canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII

Da Redação, com Rádio Vaticano

Diocese de Roma se prepara para canonização

Transporte público e segurança serão reforçados / Foto: Rádio Vaticano

A Diocese de Roma realizou, nesta quarta-feira, 23, uma coletiva de imprensa sobre os preparativos para a canonização dos Papas João Paulo II e João XXIII, no próximo domingo, 27. O encontro foi marcado para esclarecer as dúvidas dos jornalistas sobre a logística e a estimativa de peregrinos que participarão da cerimônia.

“Até para 1 milhão de pessoas nós estamos prontos”, destacou o vice-presidente a Obra Romana de Peregrinações (ORP), que ajudará na acolhida dos peregrinos, Dom Liberio Andreatta. O bispo destacou que não há números precisos, pois não existe nenhuma espécie de inscrição ou convite para participar do evento.

 O Coordenador de Projetos Especiais de Roma, Mauro Pucci, afirmou que são esperados mais de 1.700 ônibus, 58 voos e 5 trens vindos somente da Polônia.

“É evidente que nós estamos nos preparando, nos organizando para modular as forças em função do número, pois aqui está um ponto chave deste acontecimento: não temos um número definido, justamente porque o acesso à Praça São Pedro será liberado, o que é justo”, declara Mauro.

A ORP irá instalar 19 telões para que os fiéis possam acompanhar a Missa de Canonização em diferentes pontos da cidade. Até segunda-feira, 28, serão veiculados, nestes telões, filmes e notícias sobre os Papas em seis línguas, além de informações de utilidade pública.

Para a acolhida, na Via da Conciliação e em frente ao Vaticano, estarão à disposição dos turistas e peregrinos 100 agentes da ORP para informações em diversas línguas, além de 500 voluntários de associações católicas.

A Prefeitura de Roma informou que a segurança e o transporte serão reforçados. Está previsto serviço ininterrupto do metrô de 26 a 28 de abril, uma frota de ônibus extra. A prefeitura informou também que serão colocados 14 postos médicos nos locais de aglomeração e 2.630 voluntários da proteção civil que se unirão aos cerca de 2 mil agentes de polícia em atividade diariamente de 25 a 28 de abril.

 Os peregrinos terão à disposição para informações um aplicativo “Santo Súbito”, em quatro línguas, com notícias, mapas de percursos e o livro litúrgico, que pode ser baixado gratuitamente; além de um site com o calendário de todos os eventos programados para Roma de 25 a 28 de abril.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo