O itinerário jubilar está subdividido em quatro etapas: a catequese, a penitência, o testemunho e a peregrinação
Da redação, com Rádio Vaticano
A Diocese de Roma apresentou nesta segunda-feira, 19, no Palácio Lateranense, sede do vicariato, o Guia “Misericordiosos como o Pai”, no âmbito do Jubileu da Misericórdia.
O livreto – além de ilustrar todas as iniciativas promovidas por ocasião deste Ano Santo especial – contém indicações práticas sobre como deslocar-se na cidade e sobre todos os serviços de acolhimento aos peregrinos, preparados pela “Obra Romana Peregrinações”.
A Diocese destacou as aberturas das Portas Santas das quatro Basílica papais e uma nova no Santuário do Divino Amor, esta última, a ser aberta em 6 de janeiro próximo. Além disso, os itinerários espirituais, dois caminhos especiais, um papal e outro do peregrino, e muitas iniciativas na diocese, como as catequeses da misericórdia para preparar as paróquias para a peregrinação rumo à Porta Santa.
O itinerário jubilar está subdividido em quatro etapas: a catequese, a penitência, o testemunho e a peregrinação. “Queremos que seja o Jubileu de todos e para ajudar os peregrinos a chegar à Porta Santa com uma preparação espiritual distribuiremos, em vários pontos da diocese, catequeses sobre esses temas”, explicou o vigário do Papa para a Diocese de Roma, Cardeal Agostino Vallini.
E pela primeira vez, em 18 de dezembro (dez dias após o início do Jubileu da Misericórdia) se terá também a Porta Santa da caridade, que será aberta pelo próprio Papa Francisco no Abrigo Caritas Padre Luigi Di Liegro.
“Para nós é uma grande alegria, porém, os peregrinos que passarem por aquela porta não deverão somente rezar, mas também servir aos pobres: este Jubileu é sobretudo para eles”, frisou, por sua vez, o diretor da Caritas diocesana, Monsenhor Enrico Feroci.
Uma das iniciativas da Caritas por ocasião do Ano Santo da Misericórdia é a criação de um Fundo para ajudar famílias menos favorecidas.