Estados Unidos

Diocese de Phoenix realiza jornada pela unidade dos cristãos

O Papa Francisco enviou uma vídeo mensagem: “a desunião é uma ferida no corpo da Igreja e de Cristo”

Da redação, com Rádio Vaticano

A Diocese de Phoenix, no Texas,  Estados Unidos, realizou no sábado 23, uma jornada de oração pela Unidade dos Cristãos, por ocasião da celebração de Pentecostes. O  encontro foi promovido pelo “Movement John 17” em colaboração com a própria diocese.

O movimento é baseado no Evangelho de São João, capítulo 17, trecho em que Jesus ora ao Pai pela unidade dos que creem. Foi fundado pelo pastor Joe Tosini, com o objetivo de promover a unidade entre os cristãos. Nesta linha, organiza diversas iniciativas ecumênicas.

Leia também:
.: Papa: cristãos devem buscar a unidade, não guerra e divisão
.: Unidade dos cristãos: religiosos falam da importância da SOUC

Participam do Movimento, o bispo auxiliar de Phoenix, dom Eduardo Navares; da Igreja Evangélica  pentecostal, Giovani Traettino, pastor amigo do Papa Francisco, com mais de 20 anos empenhado no diálogo entre carismáticos católicos e carismáticos protestantes.

O Papa Francisco dirigiu uma vídeo mensagem em espanhol, aos participantes da Jornada, em que exprime a sua união espiritual a eles, nessa procura da graça da unidade. O Papa afirma que a desunião é uma ferida no corpo da Igreja e de Cristo. “Uma ferida que não queremos que permaneça, pois a desunião é obra do pai da mentira, do pai da discórdia que sempre procura fazer com que os irmãos estejam divididos”.

“Hoje estamos a viver “o ecumenismo do sangue” e isto, disse, nos deve animar no que estamos a fazer: orar, dialogar entre nós, encurtar as distâncias, irmanados cada vez mais”, disse o Papa.

“Estou convencido de que a unidade entre nós não a fazem os teólogos. Os teólogos ajudam-nos, a ciência dos teólogos ajudar-nos-á, mas se esperarmos que os teólogos se ponham de acordo, a unidade só chegará no dia seguinte ao dia do Juízo Final. A unidade que a faz é o Espírito Santo, os teólogos nos ajudam, mas nos ajudam também as boas vontades de todos nós no caminho e o coração aberto aos Espírito Santo!”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo