A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, caiu três pontos percentuais em pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta terça-feira, 28, que aponta aumento nas chances de um segundo turno na corrida presidencial.
Dilma aparece no levantamento com 51% dos votos válidos, percentual que ainda lhe daria vitória no primeiro turno. Os votos válidos excluem brancos e nulos. Enquanto isso, o candidato do PSDB, José Serra, aparece com 32% e Marina Silva (PV) com 16%.
A soma dos demais candidatos, que era de 46%, agora é de 49%, de acordo com o levantamento do instituto publicado no jornal Folha de S.Paulo.
Se considerada a margem de erro da pesquisa, que é de 2 pontos para mais ou para menos, o fim da corrida presidencial no próximo domingo passa a ser incerto. Dentro da margem de erro a candidata petista pode oscilar de 49 para 53%. Já a soma dos demais candidatos variaria de 47 a 51%.
De acordo com a sondagem, Dilma caiu de 49% das intenções de voto, apuradas há cinco dias, para 46%. Serra manteve os 28% registrado na pesquisa anterior. Marina oscilou um ponto para cima e agora tem 14%.
Declararam voto branco ou nulo 4% e 7% afirmaram não saber em quem vão votar.
Num eventual segundo turno entre Dilma e Serra, a vantagem petista também caiu. Na pesquisa anterior feita pelo Datafolha, entre 21 e 22 de setembro, ela aparecia com 55% das intenções de voto, e agora aparece com 52. Serra oscilou para cima na simulação de um segundo turno, e foi de 38 para 39%.
O Datafolha ouviu 3.180 pessoas em 202 municípios na segunda-feira, 27 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com