Catequese, celebração e vida

Deus se revela e ensina por meio da Liturgia, explica Dom Bertone

Por meio da Liturgia, Deus se manifesta a seus filhos e, como Papa Bento XVI destacou em sua encíclica “Deus caritas est”, o “ser cristão não é uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um evento, uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e um rumo decisivo”.

“Neste sentido, Deus é o grande educador do seu povo, a orientação amorosa, sábia e incansável em sua Liturgia, a ação de Deus na Igreja”, salienta o Secretário do Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone, em mensagem escrita em razão da 62ª Semana Litúrgica Italiana, que começou nesta segunda-feira, 22, com o tema “Deus educa o seu povo”.

A Igreja, especialmente quando celebra os divinos mistérios, explica Dom Bertone, se reconhece e se manifesta numa realidade que não pode ser reduzida apenas sobre o aspecto terreno e organizacional.

A Liturgia “deve abrir claramente o coração da comunidade, deve ser reconhecido para além dos estreitos limites do ritual, pois a liturgia não é o que faz o homem, mas o que Deus faz com a sua maravilhosa e livre indulgência”, destaca o cardeal.

Catequese e Liturgia

É sempre necessário aprofundar melhor o relacionamento entre as catequeses e a Liturgia, enfatiza o secretário de estado, lembrando ainda que a Celebração Litúrgica em si, sem perder a sua especificidade, sempre foi uma importante dimensão da catequese.

“De fato, como 'fonte primeira e mais indispensável a partir do qual os fiéis são para derivar o verdadeiro espírito cristão' (ibid., 14), a liturgia pode ser chamada de catequese permanente da Igreja, a fonte inesgotável da catequese”, salienta Dom Bertone.

Assim, conclui o cardeal, a integração entre catequese, celebração e vida são acompanhadas pelo amor materno da Igreja para o crescimento e maturamento da consciência dos fiéis.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo