window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Mensagem de Natal

Deus não vê homens com indiferença, diz Bartolomeu I

O Patriarca Ecumênico Ortodoxo de Constantinopla, Bartolomeu I, publicou uma mensagem por ocasião do Natal. O texto integral foi publicado em italiano na edição do jornal oficial do Vaticano L'Osservatore Romano desta quarta-feira, 22.

Bartolomeu cita a "sombria atmosfera" que invadiu o mundo com os problemas ligados às crises financeira, moral, social e espiritual, gerando frustração e desilusão. No entanto, lembra que, segundo a fé inabalável dos cristãos, "Deus não observa simplesmente a com indiferença do alto o caminho da humanidade".

Ele indica que a Encarnação do Filho foi desejada por Deus Pai desde o princípio, como uma intenção original, no sentido de assumir na sua pessoa, em um ato de amor extremo, a natureza humana que havia criado, a fim de torná-la "'participante da natureza divina' (2 Pe 1, 4)".

O Patriarca aponta também que o Natal não diz respeito apenas às coisas relativas à eternidade, mas inclui também elementos da peregrinação terrena. Cristo veio ao mundo para anunciar a Boa Nova do Reino, mas também para ajudar e curar a debilidade humana.

Segundo Bartolomeu, talvez fosse exatamente esse sentido da mensagem de encarnação divina que se deveria evidenciar ao longo do ano que se inicia, já que há tantos que atravessam provas terríveis surgidas da crise atual.

"Há inúmeros desempregados, pobres, sem-teto, jovens com sonhos 'quebrados'. No entanto, Belém traduz-se como 'Casa do Pão'. Portanto, como fiéis cristãos, devemos a todos os nossos irmãos e irmãs não somente o 'pão essencial', do Cristo envolto em faixas numa humilde manjedoura em Belém, mas também o pão cotidiano concreto para a sobrevivência e tudo aquilo que 'diz respeito ao que é necessário para o corpo' (Tg 2, 16). Agora é tempo de aplicar a mensagem evangélica de modo prático, com um sentido decoroso de responsabilidade!", assinala.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo