Cerca de mil pessoas são esperadas no IX Congresso "Católicos e vida pública", que acontecerá em Madri, neste final de semana (16 a 18 de novembro). O evento será inaugurado pelo presidente da Associação Católica de Propaganda (ACdP) e da Fundação Universitária São Paulo (CEU), as duas instituições que o promovem.
Devem participar do Congresso, o núncio apostólico na Espanha, Dom Manuel Monteiro de Castro, e o bispo auxiliar de Madri e conselheiro nacional da Associação Católica de Propaganda, Dom Augusto César Franco.
À luz do tema do congresso, "Deus na vida pública, uma proposta cristã", o cardeal arcebispo de Madri, Antonio María Rouco Varela, fará a colocação de encerramento, falando da "Exigência e empenho dos católicos na vida pública".
Pela primeira vez, na história desse congresso, o arcebispo de Granada, Espanha, Dom Francisco Javier Martínez Fernández, presidirá _ na qualidade de especialista em cultura islâmica e diálogo com o Islã _ a uma mesa-redonda sobre o tema "A laicidade diante do desafio do Islã". Dom Martínez irá partilhar a mesa-redonda com o jornalista libanês, Camille Eid, co-autor do livro "Cristãos vindos do Islã", e com um dos arcebispos católicos do Líbano.
Entre as novidades deste ano está a "Noite jovem", nesta sexta-feira, 16 de novembro, que terá início com uma hora de oração presidida pelo bispo de Palencia, Dom José Ignacio Munilla Aguirre.
Durante o congresso o cardeal-patriarca de Veneza, Angelo Scola, apresentará a edição, em espanhol, de seu livro "Um novo secularismo".
No dia 14 de novembro, no campus "Bellesguard", de Barcelona, a Universidade Abat-Oliba irá conferir o doutorado honoris causa ao ex-secretário pessoal de João Paulo II, Cardeal Stanislaw Dziwisz, arcebispo de Cracóvia, e ao biógrafo do papa polonês, George Weigel.