O presidente do Pontifício Conselho da Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, intelectuais e políticos vão abordar a figura de Deus na literatura, em um ciclo de quatro conferências que têm por título "Conversações no Palácio de Espanha". A primeira conferência será na próxima quarta-feira, 27, penúltimo dia do Pontificado do Papa Bento XVI.
Organizadas pela Embaixada da Espanha junto à Santa Sé, as conferências abordarão a temática da figura de Deus na sociedade e na arte, além do futuro da União Européia sob uma ótica política e religiosa.
Segundo o Embaixador da Espanha junto à Santa Sé, Eduardo Gutiérrez Sáenz de Buruaga, a primeira conferência será "Religião e espaço público" e tratará sobre o lugar que a religião católica ocupa na sociedade atual. Participarão o Prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, Cardeal Antonio Cañizares Llovera, o ex Primeiro-ministro italiano Giuliano Amato e o atual Ministro de Interior da Espanha, Jorge Fernández Díez.
Mesmo que as datas das outras conferências ainda não estejam confirmadas, já estão definidas as temáticas a serem abordadas. Em abril, será "Europa, até onde?”. A Conferência a ser realizada em maio tratará da arte religiosa e terá por tema “O sagrado e o belo na arte” e contará com a presença do Diretor dos Museus Vaticanos, Antonio Paolucci e do delegado das Artes de Madrid, Fernando de Villalonga.
Por fim, o Embaixador informou que em junho será realizado o Simpósio “A questão de Deus na literatura contemporânea”, que terá as presenças do Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa e do Cardeal Ravasi.