De 11 a 12 de novembro

Desperdício de alimentos é tema de conferência no Vaticano

Encontro visa reduzir a perda de alimentos no mundo; físico brasileiro está entre os participantes 

Da redação, com Vatican News

Proposta do evento é discutir uma forma de reduzir a perda de alimentos/ Foto: Imagem de Jasmin Sessler por Pixabay

A Pontifícia Academia das Ciências realiza nesta terça-feira, 12, no Vaticano, uma Conferência sobre Desperdício de Alimentos. Iniciado nesta segunda-feira, 11, o evento tem a finalidade de compartilhar os métodos científicos mais recentes sobre como reduzir a perda de alimentos e, assim, contribuir para a segurança alimentar global; fornecendo recomendações para aplicar iniciativas em nível global e dentro das nações.

Leia também
.: Mudar a cultura do desperdício
.: 11 dicas para evitar o desperdício de alimentos

.: Prefeitura de SP lança programa de combate ao desperdício de alimentos

Representando o Brasil participa o único membro brasileiro da Academia, o físico Vanderlei Bagnato, professor da USP de São Carlos. Bagnato expõe o paradoxo atual: enquanto há uma produção maior de alimentos, os mesmos não chegam às pessoas. 

“Trinta e cinco por centro dos alimentos produzidos são desperdiçados, seja no transporte, no armazenamento e de outras formas. Isso deve ser, alguma maneira, contornado. Então a Academia colocou junto autoridades de todo o mundo para discutir o seguinte: a ciência pode fazer alguma coisa? A tecnologia pode fazer alguma coisa ou é só uma questão de logística?”, observou o físico.

Bagnato explica que o maior desperdício não acontece individualmente, mas no transporte e armazenamento. O físico também adverte: “O desperdício de alimentos também não é só uma questão de logística, de transporte ou distribuição, mas uma questão de tecnologia”.

Veja
.: Estudo comprova que brasileiro desperdiça muita comida
.: Governo quer conscientizar população sobre o desperdício de alimentos
.: Famílias brasileiras desperdiçam um terço dos alimentos que compram

“A tecnologia tem que estar presente para que os gastos sejam minimizados”, afirmou. O físico irá apresentar um trabalho mostrando como a tecnologia pode contribuir para a diminuição das bactérias e microrganismos no alimento. “A Conferência sobre Desperdício de Alimentos é um encontro que se preocupa com um elemento fundamental da sociedade que é o alimento”, concluiu.

Papa sobre o desperdício alimentar 

O Papa Francisco fez um apelo nesta segunda-feira, 11, contra a cultura do descarte. O Pontífice mencionou o desperdício alimentar, tema da conferência que acontece nesta terça-feira, 12, no Vaticano. “Devemos acabar com a cultura do descarte, nós que pedimos ao Senhor que nos dê o pão cotidiano. O desperdício alimentar contribui para a fome e as mudanças climáticas”, twittou.

Leia mais
.: No Ângelus, Papa pede consciência e fim ao desperdício de alimentos
.: “Descartar a comida é descartar as pessoas”, afirma o Papa Francisco
.: Papa condena desperdício de alimentos

/ Foto: Reprodução – Twitter do Papa Francisco

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo