O Canção Nova Notícias fez uma série especial de reportagens sobre as Igrejas Jubilares, templos escolhidos para acolher peregrinos durante o Ano Santo de Esperança. Uma oportunidade única de renovação espiritual e fortalecimento da fé ao longo deste tempo de graça.
A primeira reportagem da série você acompanha agora com Emerson Tersigni e Messias Junqueira
No tempo jubilar de renovação da esperança no Senhor, todas as dioceses e arquidioceses do Brasil contam com igrejas destinadas à peregrinação dos fiéis. Em Lorena, interior de São Paulo, a Igreja Jubilar escolhida pelo bispo diocesano é a Catedral de Nossa Senhora da Piedade.
Em visita ao local, a fiel leiga, Fátima Marcondes, afirma: “É uma grande alegria, ter perto da gente (…) uma Igreja Jubilar”. Ela destaca que o local ajuda na vivência da esperança, da oração e do cultivo da vida espiritual.
A Igreja Jubilar fica no coração da cidade, um convite para um caminho virtuoso em meio aos desafios da atualidade. “Um sinal simbólico da mãe que acolhe os filhos para que vivam esse Jubileu da Esperança”, apontou o cúria da catedral, padre Luiz Gustavo Uchoa.
Festa dupla em Patos de Minas
Ao mesmo tempo que promove reflexão, o tempo jubilar é caracterizado por festa dupla. Este é o caso da Diocese Patos de Minas, localizada no triângulo mineiro, em alto Paranaíba, que completa 70 anos de história e tem como Igreja Jubilar a catedral Santo Antônio.
“A gente tem a graça de comemorar os 70 anos da diocese nesse contexto do jubileu universal”, afirma padre Cleber Faria. A diocese resolveu fazer uma comemoração única e celebrar com intensidade o ano do jubilar, trazendo elementos de sua história.
Viver práticas jubilares
Padre Cleber recorda que a Igreja vive o início do jubileu, deste modo, ainda dá tempo de os fiéis aderirem às práticas jubilares. “A gente tem feito essa caminhada intensa, de reforçar esse olhar para a Igreja, como esse lugar que recebe Cristo e que dá Cristo para o mundo”, disse.
O convite do padre Gustavo é para que os católicos vivam bem a espiritualidade por meio da oração, comunhão com Deus e com os irmãos.