Missa e Benção Urbi et Orbi

“Deixemo-nos renovar por Cristo”, pede Papa no Domingo de Páscoa

Papa Francisco celebrou a missa da Ressurreição do Senhor neste domingo, 21, no Vaticano

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco celebrou a missa deste Domingo de Páscoa, no Vaticano./ Foto: Reprodução Vatican Media

O Papa Francisco celebrou a missa da Ressurreição do Senhor, neste domingo, 21, no adro da Basílica Vaticana. A celebração, iniciada com o rito do “Resurrexit”, contou com a participação de fiéis e peregrinos de todo o mundo, por ocasião da festa da Páscoa.

Sem o azul do céu, visto o tempo encoberto na capital italiana, a Praça de São Pedro foi colorida pelas milhares de flores doadas pela Holanda, dispostas artisticamente, numa tradição que completou 33 anos este ano.

Após a proclamação do Evangelho, os fiéis foram convidados a refletir sobre a Liturgia em silêncio.

Urbi et Orbi

O Santo Padre não pronunciou sua tradicional homilia, reservando suas palavras para a Mensagem de Páscoa, transmitida à Cidade e ao Mundo da Sacada Central da Basílica de São Pedro, como comumente acontece após a celebração da Missa da Páscoa e do Natal.

O pontífice iniciou sua mensagem com o anúncio dos primeiros discípulos: “Jesus ressuscitou!”, recordando sua recente Exortação Apostólica dedicada particularmente aos jovens, Chistus vivit:

“Cristo vive: é Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida.”

A Ressurreição de Cristo – continuou Francisco – é princípio de vida nova para todo o homem e toda a mulher, porque a verdadeira renovação parte sempre do coração, da consciência.

“Mas a Páscoa é também o início do mundo novo, libertado da escravidão do pecado e da morte: o mundo finalmente aberto ao Reino de Deus, Reino de amor, paz e fraternidade”.

Síria

“Cristo vive e permanece conosco!” E foi pela Síria – “vítima dum conflito sem fim que corre o risco de nos encontrar cada vez mais resignados e até indiferentes” – que o Papa começou a elencar algumas das realidades daqueles “que estão na provação, no sofrimento e no luto”. “É hora de renovar os esforços por uma solução política – defendeu ele – que dê resposta às justas aspirações de liberdade, paz e justiça, enfrente a crise humanitária e favoreça o retorno em segurança dos deslocados, bem como daqueles que se refugiaram nos países vizinhos, especialmente no Líbano e Jordânia”.

Oriente Médio

Aos cristãos no Oriente Médio – região dilacerada “por divisões e tensões contínuas” – o Pontífice exortou a não deixarem de testemunhar “com paciente perseverança, o Senhor ressuscitado e a vitória da vida sobre a morte.”

E seu olhar se volta, em modo particular, “para o povo do Iêmen, especialmente para as crianças definhando pela fome e a guerra”, mas também aos governantes e povos da região, “a começar pelos israelenses e palestinos”, para aliviarem as tantas aflições e a buscarem um futuro de paz e estabilidade.

Líbia

O Papa pede que “as armas cessem de ensanguentar a Líbia”, exortando “as partes interessadas a optar pelo diálogo em vez da opressão, evitando que se reabram as feridas duma década de conflitos e instabilidade política”.

Continente africano

“Tensões sociais, conflitos e, por vezes, extremismos violentos que deixam atrás de si insegurança, destruição e morte, especialmente no Burkina Faso, Mali, Níger, Nigéria e Camarões”, recordou Francisco em sua mensagem, ao pedir a paz do Senhor ao seu” amado continente africano”.

E não esqueceu do Sudão, que atravessa um longo período de incertezas políticas, pedindo o esforço de todos, a fim de “permitir ao país encontrar a liberdade, o desenvolvimento e o bem-estar, a que há muito aspira”.

Ao Sudão do Sul, o Papa fez votos de que “se abra uma nova página da história do país, na qual todos os componentes políticos, sociais e religiosos se empenhem ativamente em prol do bem comum e da reconciliação da nação”, também recordando o retiro feito há poucos dias pelos líderes do país no Vaticano.

Ucrânia

Em relação à Ucrânia, o Santo Padre pediu para que “o Senhor encoraje as iniciativas humanitárias e as iniciativas destinadas a buscar uma paz duradoura”, especialmente nas regiões orientais do país que continuam a sofrer com o conflito que persiste.

Continente americano

Para o continente americano, o Pontífice argentino pediu “que a alegria da Ressurreição encha os corações de quem sofre as consequências de difíceis situações políticas e econômicas, no continente americano”. Em particular, recordou da Venezuela, onde há “tanta gente sem as condições mínimas para levar uma vida digna e segura, por causa duma crise que perdura e se agrava”.

“Que o Senhor – foi seu pedido – conceda a quantos têm responsabilidades políticas, trabalhar para pôr fim às injustiças sociais, abusos e violências e realizar passos concretos que permitam sanar as divisões e oferecer à população a ajuda de que necessita”.

Para a Nicarágua, Francisco pediu que “o Senhor ressuscitado oriente com a sua luz os esforços que estão a ser feitos”, para que se encontre “o mais rápido possível, uma solução pacífica e negociada em benefício de todos os nicaraguenses”.

Construtores de pontes e não de muros

“Perante os inúmeros sofrimentos do nosso tempo – disse o Santo Padre na conclusão na mensagem – que o Senhor da vida não nos encontre frios e indiferentes. Faça de nós construtores de pontes, não de muros. Ele, que nos dá a paz, faça cessar o fragor das armas, tanto nos contextos de guerra como nas nossas cidades, e inspire os líderes das nações a trabalhar para acabar com a corrida aos armamentos e com a difusão preocupante das armas, de modo especial nos países mais avançados economicamente. O Ressuscitado, que escancarou as portas do sepulcro, abra os nossos corações às necessidades dos indigentes, indefesos, pobres, desempregados, marginalizados, de quem bate à nossa porta à procura de pão, dum abrigo e do reconhecimento da sua dignidade”.

Ao final, fez a todos as felicitações de uma Feliz Páscoa:

“Queridos irmãos e irmãs, Cristo vive! Ele é esperança e juventude para cada um de nós e para o mundo inteiro. Deixemo-nos renovar por Ele! Feliz Páscoa!”

Depois de condenar os graves atentados no Sri Lanka ocorridos neste Domingo de Páscoa e falar da primeira transmissão de uma mensagem de Páscoa feita por um Pontífice pela TV, o Papa Francisco fez um “grande agradecimento” aos holandeses e eslovenos, pela doação das “esplêndidas” flores que ornamentam a Praça e a Basílica de São Pedro nesta Páscoa: “a alegria da Ressurreição é simbolizada pelas flores!”, disse ele.

Por fim, despediu-se da multidão de fiéis, pedindo que não esquecessem, de rezar por ele. “Bom almoço e até logo!”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo