window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047'); window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'G-EZJ58SP047');

Decreto de concessão de indulgência

Por ocasião do 150 anos da manifestação da Virgem Maria na gruta de Massabielle, próximo a Lourdes, diariamente será concedida indulgência plenária aos fiéis, que, do dia 8 dezembro 2007 até 8 de Dezembro de 2008, piamente e sob as condições estabelecidas, visitarem a gruta De Massabielle, e de 2 a 11 Fevereiro 2008 visitarem, em qualquer templo, oratório, gruta ou lugar digno, a imagem abençoada da Beata Virgem Maria de Lourdes solenemente exposta para veneração pública.

De modo admirável a onipotente e infinita bondade de Deus conjugaram a tarefa providencial de Maria, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo e por isso Mãe do Corpo Místico dele, que é a Igreja, e obra salvadora da própria Igreja.

Assim o Beato Guerrico, abade, associa a proteção, que os fiéis esperam confiantemente de Maria Mãe, o universal ministério de salvação da Igreja Católica: "A santa Mãe de Cristo se reconhece mãe dos cristãos no plano do mistério e, assim, exercita para com todos seu zelo e amor de uma mãe… Até mesmo os cristãos a reconhecem por mãe e, movidos pelo seu afeto de filhos, se refugiam nela em toda necessidade e perigo, invocando com confiança seu nome, como crianças nos braços de sua mãe"(Disc. 1. nell’Assunzione della B. Vergine Maria).

Assim, a Constituição Dogmática "Lumen Gentium" do Concílio Vaticano II exalta a missão, que podemos chamar conjunta, da Santíssima Virgem Maria e da Igreja Católica: "Maria, que tem papel de destaque na história da salvação, sintetiza em si e reflete sobre a Igreja os principais valores da revelação. Assim, quando se prega sobre ela e a honra, ela reverte àqueles que acreditam em seu Filho, em seu sacrifício e em seu amor do Pai". Por sua vez, a Igreja, enquanto trabalha para a glória de Cristo, torna-se mais semelhante ao seu alto modelo, progride continuamente na fé, na esperança e na caridade, e em cada coisa busca e segue a vontade divina"(n. 65).

A história da Igreja e memoráveis testemunhos de culto mariano freqüentemente e com clara evidência manifestam e recomendam aos fiéis, para aumentar a sua devoção, de tal modo a operar a Divina Providência.

No entanto, o próximo aniversário dos cento e cinqüenta anos do dia no qual Maria Santíssima, revelando à menina Bernadete Soubirous ser a Imaculada Conceição, quis que fosse erguido e reverenciado no local conhecido como "Massabielle, na cidade de Lourdes, um santuário, tesouro de graça, evoca a inumerável série de prodígios e milagres, mediante os quais a vida sobrenatural das almas e própria saúde dos corpos revelam a grande bondade de Deus; nesta disposição da Providência Divina, por intercessão da Beatíssima Virgem Maria, se demonstra com evidências que o fim integral do homem é o bem de toda a pessoa, aqui na terra, e especialmente na eternidade da salvação.

Os fiéis, desde as origens do santuário de Lourdes, compreenderam que a Virgem Maria, através do ministério da Igreja Católica, quis de modo amável providenciar naquele lugar salvação integral dos homens.

Na verdade venerando a Bem-aventurada Virgem Maria no lugar "que seus pés tocaram", os fiéis se alimentam com os Santos Sacramentos, fazer firmes propósitos de conduzir uma vida cristã de crescente fidelidade, percebem vivamente o sentido da Igreja e de todas essas coisas experimentam válidos argumentos. Além disso, a mesma conexão, no decorrer do tempo, de eventos maravilhosos, sugere a operação conjunta da Santíssima Virgem Maria e da Igreja. Com efeito, no ano de 1854 foi definido o Dogma da Imaculada Conceição de Maria Virgem; no ano de 1858 Maria Santíssima se mostrou com inefável doçura á pia Bernadete Soubirous, usando as palavras da definição dogmática "Eu sou a Imaculada Conceição".

A fim de que desta piedosa memória derivem crescentes frutos de renovada santidade, o Sumo Pontifíce Bento XVI estabeleceu conceder largamente o dom da Indulgência Plenária, conforme está explicado abaixo:

Todos os fiéis verdadeiramente arrependidos, devidamente purificados através do sacramento da Confissão, e restaurados com a Santa Comunhão, e elevando, enfim, devotamente orações segundo a intenção do Sumo Pontífice, poderão cotidianamente lucrar Indulgência plenária, aplicável também, de modo sufrágio, às almas dos fiéis no Purgatório:

A. – se, a partir de dia 8 do mês de Dezembro de 2007 em, todo o dia 8 do mesmo mês e do próximo ano de 2008, visitarem devotamente, de preferência seguindo a ordem proposta: 1 .- o batistério paroquial utilizado para o batismo de Bernadete; 2 .- A casa chamada "cachot" da família Soubirous; 3 .- a gruta Massabielle; 4 .- a capela, onde Bernadete fez a Primeira Comunhão, e, a cada vez, que se deterem por num espaço de tempo em recolhimento com piedosas meditações, concluindo com a recitação do Pai Nosso, da Profissão de fé em qualquer forma legítima, e a oração jubilar ou outra invocação mariana.

B. – se, do dia 2 fevereiro de 2008, na Apresentação do Senhor, até todo o dia 11 Fevereiro 2008, na memória litúrgica da Bem-aventurada Virgem Maria de Lourdes e 150 anos da Aparição, devotamente visitarem, em qualquer templo, oratório, gruta ou lugar digno, a imagem abençoada da Virgem de Lourdes exposta solenemente para veneração pública, e diante da mesma imagem participarem a um piedoso exercício de devoção Mariana, ou pelo menos se deterem por um espaço de tempo em recolhimento com piedosas meditações, concluindo com a recitação do Pai Nosso, da Profissão de fé em qualquer forma legítima, e a oração jubilar ou outra invocação mariana.

C. – Os idosos, os doentes e todos aqueles que, por causa legítima, não podem sair de casa, também poderão alcançar, em suas casas ou onde quer que estejam, a Indulgência plenária, se, concebido o pecado como detestado e a intenção de cumprir o mais rápido possível, as três condições habituais, nos dias 2-11 Fevereiro 2008, cumprirão com desejo de coração, espiritualmente, uma visita (aos locais mencionados acima), recitarão as orações acima mencionadas e oferecerão com confiança em Deus por meio de Maria as doenças e dificuldades de suas vidas.

Para que os fiéis possam ser envolvidos nestes favores celestes, os sacerdotes, aprovados para a audição das confissões pelas autoridades competentes, se dispunham com espírito generoso e pronto a acolher guiem solenemente a recitação de públicas orações à Imaculada Virgem Mãe de Deus.

Não obstante qualquer disposição contrária.

Roma, da sede da Penitenciária Apostólica, em 21 de Novembro de 2007, na Apresentação da Santíssima Virgem Maria.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo