Prevenção

Data recorda luta contra o câncer de cabeça e pescoço

O cigarro e a bebida alcoólica são responsáveis por 70% dos casos

Nathália Cassiano 
Da Redação 

Foto: PORNCHAI SODA by Getty Images

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais incidente no Brasil, tanto em homens quanto em mulheres. Em 2019, foram registradas 20.722 mortes por causa da doença. Por isso, a importância de celebrar, no dia 27 de julho, o Dia Mundial da Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

O objetivo é chamar a atenção da população para uma maior conscientização dos cuidados necessários, evitando a manifestação ou evolução de tumores em órgãos localizados na região acima do pescoço.

Os tipos mais comuns 

Entre os homens, o câncer de boca é o mais incidente. Nas mulheres, é o de tireoide. Para o câncer de boca, o principal meio de prevenção é evitar tabagismo (fumo) e etilismo (álcool). Somados, os fatores aumentam em mais de 30 vezes a chance de ter câncer na cavidade oral.

Segundo o professor e doutor cirurgião de cabeça e pescoço da Universidade Federal de São Paulo, Dr. Luiz Paulo Kowalski, como qualquer outro câncer, este surge de alterações genéticas das células normais que passam a se multiplicar desordenadamente e sem controle, gerando tumores que podem se manifestar como feridas ou nódulos.

Esses tumores invadem áreas ao redor e podem se disseminar para linfonodos (gânglios linfáticos) do pescoço ou para outras partes do corpo. 

Assista também:

 

Formas de prevenção 

A prevenção pode ser feita evitando-se exposição exagerada ao sol, usando chapéus e protetores solares, evitando consumo de tabaco de qualquer forma. Aqueles que não fumam não devem iniciar o hábito; aqueles que fumam devem abandonar o hábito o quanto antes. 

“Para diagnosticar precocemente, é importante estar atento a algumas alterações como aparecimento de feridas que não cicatrizam, nódulos que crescem ou outros sintomas como obstrução nasal, sangramento nasal, dor de garganta, rouquidão, dificuldade para engolir”, afirma o cirurgião.

Dr. Luiz Paulo ressalta que a dor não aparece no início e o fato da lesão ser indolor não descarta a presença de câncer.

São vários os tipos de câncer de cabeça e pescoço 

São considerados câncer de cabeça e pescoço aqueles que atingem a boca, as cavidades nasais, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe e os seios da face (ou paranasais). 

Portanto, existem muitos tipos e em diversas localizações, cada um deles com uma história natural distinta, desde aspectos pouco agressivos, como o carcinoma Papilifero de tireoide, até tumores muito agressivos e de crescimento rápido, como alguns sarcomas. A maior parte dos tumores dessa região são os de pele e o carcinoma epidermóide de mucosas, com destaque para a boca e garganta.

Como é feito o tratamento 

A depender do tipo e extensão, o tratamento pode ser feito por cirurgia com retirada do tumor e de tecidos ao redor. É possível se pensar em uma forma de reconstrução para restabelecimento da estética e funcionalidade.

“Para se realizar o tratamento, primeiramente temos que confirmar o diagnóstico por uma biópsia e realizar exames para conhecer a extensão da doença, o que chamamos de estadiamento”, relatou o doutor Kowalski.

Ainda em se tratando das formas de tratamento, o cirurgião disse que a radioterapia também é opção para alguns tumores iniciais, particularmente das cordas vocais. Ou também pode-se usar a radioterapia associada à quimioterapia para alguns tumores avançados evitando-se a cirurgia (em tumores da garganta).

“Mas sobretudo, a melhor forma de tratamento é aquela que vai oferecer maiores chances de controle da doença e principalmente a sobrevida”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo