Entrevista

D. Alberto: como Renovação Carismática contribui na V Conferência

No ano em que a Renovação Carismática Católica completa 40 anos de existência, o diretor espiritual do movimento no Brasil, Dom Alberto Taveira Corrêa, afirma que os carismáticos podem contribuir com a aplicação do Documento Final da Conferência de Aparecida (SP), correspondendo à sua vocação e chamado dentro da Igreja. 

O bispo que é um dos delegados do Brasil na conferência e arcebispo de Palmas (TO), convoca os católicos carismáticos a terem uma identididade bem definida e vivida.

A entrevista foi concedida ao final da missa do encontro, na manhã desta terça-feira, dia 29, no pátio da Basílica Nacional.

cancaonova.com: Qual a contribuição que a Renovação Carismática pode dar na aplicação do documento final da V Conferência?

Dom Alberto Taveira: João Paulo II e Bento XVI já afirmaram a respeito dos movimentos e também da Renovação Carismática que se trata de uma "primavera na Igreja", de um "novo Pentecostes". E uma vez João Paulo II, reunindo-se com a Renovação Carismática disse assim: “Exerçam os carismas, sejam aquilo que vocês são. Sejam na Igreja aquilo que vocês foram chamados a ser”. Renovação Carismática sendo aquilo que ela é e vivendo a sua própria vocação, vai dar a sua contribuição. 

cancaonova.com: Falando sobre a "grande missão continental" que a V Conferência deve impulsionar, o cardeal Dom Cláudio Hummes disse que a Igreja na América Latina necessita de um "novo Pentecostes". O que isto siginifica?

Dom Alberto Taveira: O Pentecostes foi a inauguração da Igreja que saiu à vida pública. O Espírito Santo, que é a alma da Igreja, de tempo em tempo nós vemos que a sua presença que é cotidiana se faz forte para a situação de cada época. Esse "novo Pentecostes" significa uma abertura maior para os dons do Espírito Santo e uma força maior da missão, porque a partir do acontecimento de Pentecostes, os apóstolos se tornaram corajosos e foram pregar o Evangelho em todas as partes.

Pentecostes se manifesta exatamente com essa multiplicação dos dons do Espírito Santo e com o envio missionário para que nós alcancemos as pessoas que estão mais distantes. Às vezes, o mais distante não é o mais distante geograficamente, mas pode está na casa ao lado da minha, em frente ou que trabalha comigo. O Espírito Santo abre os corações para que nós cheguemos a essas pessoas que estão distantes e que querem ouvir com mais disposição a palavra do Evangelho.

cancaonova.com: Qual a importância de uma vivência dos sacramentos para esta missão continental?

Dom Alberto Taveira: Nós temos duas perspectivas: primeiro, aquele que se faz discípulo e missionário há de viver inteiramente a sua vida cristã: acolhimento da Palavra de Deus, engajamento na Igreja, vida sacramental, até porque a fonte de tudo o que ele vive está no seu batismo. No texto que será publicado como documento há uma insistência muito grande de que a raiz da nossa vida cristã, do discipulado e da missão é batismo. É o sacramento fundamental. E depois com toda a iniciação cristã: o batismo, a Eucaristia, a confirmação e o sacramento da penitência que nos sustenta no correr da nossa caminhada. 

E o cristão é alimentado a cada dia pela Eucaristia. Ele vive a dimensão dos sacramentos segundo a sua vocação específica. Por exemplo, aquele que é chamado ao matrimônio, outro que é chamado à vida consagrada no sacerdócio. E assim é o sustento. Não é apenas um programa de atividades. Os sacramentos nos mostram que quem realiza tudo na missão é Deus, é a graça. E os sacramentos são esses canais que comunicam a graça, que fazem acontecer a graça para todos nós. Quando nós recebemos esses sacramentos, estamos estabelecendo essa comunhão profunda de vida com Deus para que Ele nos sustente na caminhada.

cancaonova.com: Qual a importância da Eucaristia na vida de um missionário?

Dom Alberto Taveira: A Eucaristia é o centro da Igreja. Nós aprendemos que tudo caminha para a Eucaristia: a evangelização, a catequese, tudo tem o seu ponto alto na Eucaristia. E a Eucaristia é a fonte. É dali que nós bebemos tudo. Uma pessoa que vive a missão vai conduzir os outros e a si mesma para o altar da Eucaristia, dali vai tomar todas as forças para continuar a sua missão. Eucaristia não é outra coisa senão o centro absoluto da vida da Igreja e todos poderão perceber como essa centralidade é reafirmada e reconhecida fortemente no Documento de Aparecida que será publicado.

cancaonova.com: Qual o modelo de discípulo e missionário que a V Conferência vai propor?

Dom Alberto Taveira: O nosso documento vai colocar um grande modelo: Maria. Um texto magnífico a respeito de Nossa Senhora. Ela é modelo do discipulado e da missão. Nós colocamos também em relevo os santos, aquelas pessoas que são para nós como sinais e mestres, pessoas que nos evangelizaram. Recordamos também a nossas catequistas e também pessoas que nos ensinaram a viver na fé. O grande modelo é Maria. É claro, o sinal principal é Jesus, mas Maria é Mãe, discípula, missionária e é a estrela da evangelização. Eu penso que todos deveremos olhar para essa referência fundamental que é a Virgem Maria.

cancaonova.com: O 3º rascunho do Documento Final deve ser aprovado hoje?

Dom Alberto Taveira: Eu penso que é muito difícil que saia hoje, porque as emendas que foram feitas são em grandíssima quantidade. Hoje, eu encontrei um bispo que tinha feito 57 emendas. Eu trabalhei até tarde da noite e mandei 22 emendas. Eu penso que deverá chegar a 2.000 emendas dos bispos para melhorar o texto. A coisa mais linda é que esse é um documento é feito a muitas mãos, a muitas cabeças, mas com um coração só que é a ação do Espírito Santo. Eu toco a cada momento verificando como o Espírito Santo vai melhorando os textos. Por exemplo, uma preocupação que todos tivemos: que o documento tenha um caráter propositivo e positivo, de estímulo. Não é um documento pesado. É leve na sua leitura e vai provocar realmente um efeito fabuloso em toda a América Latina e no Caribe.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo