Combatendo o extremismo

Curso promove diálogo inter-religioso por meio das redes sociais

Iniciativa de centro internacional para o diálogo inter-religioso promove cursos para prevenir a violência em nome da religião

Da Redação, com Rádio Vaticano

Prevenir a violência em nome da religião e promover o diálogo inter-religioso entre os jovens no Oriente Médio por meio das redes sociais. Com este objetivo, o Centro Internacional para o Diálogo Inter-religioso e Cultural Kaiciid “Rei Abdullah Bin Abdulaziz”, fundado em 2012 com a contribuição da Santa Sé, organiza um ciclo de cinco cursos de formação dirigido especificamente a jovens líderes religiosos da região.

O primeiro seminário, de três dias, teve início no último domingo, 3, em Amã, na Jordânia, com a participação de 300 jovens provenientes do Líbano, Palestina, Síria e Jordânia. Entre eles estavam também expoentes da sociedade civil empenhados no diálogo inter-religioso.

Os participantes das sessões são encorajados a promover as suas iniciativas e campanhas nas redes sociais nas próprias comunidades e junto às instituições. A ideia de fundo é contrastar a propaganda dos extremistas religiosos que usam as novas plataformas sociais para desinformar, difundir preconceitos e recrutar novos afiliados.

No Oriente Médio, de fato, oito pessoas entre dez usam as redes sociais que são um poderoso instrumento de formação de opinião. “A nossa experiência nos mostra que os jovens não querem ouvir pregações de figuras de autoridade. Por isto estamos procurando envolver jovens homens e mulheres já ativos nas redes sociais e interessados em promover a paz e a convivência. Queremos dar a eles os meios para atingir os seus coetâneos para que possam encorajar um debate honesto sobre convivência e a coesão social”, explica o diretor-geral do Kaiciid, Fahad Abualnasr.

Unidos contra a violência em nome da religião

A nova iniciativa do Kaiciid se insere no âmbito da mobilização lançada em Viena em 19 de novembro de 2014 pela conferência “Unidos contra a violência em nome da religião”. Na ocasião, líderes religiosos do Oriente Médio indicaram o diálogo como o instrumento principal e mais poderoso para resolver conflitos e discórdias.

Nesse encontro, os líderes também se comprometeram em apoiar iniciativas e instituições que consideram o diálogo o melhor método para construir a paz, a coexistência e para promover uma cidadania comum.

Os próximos quatro cursos serão no Cairo (Egito), Irbil (Iraque), Túnis e Dubai (Emirados Árabes Unidos)

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo