Encerramento

Cultura digital é destaque em Congresso no Chile

Organização e estratégias comunicativas diante da sociedade digital, foi o tema da primeira palestra ministrada pela Professora e Doutora Ir. Joana Teresina Puntel, do Brasil, nesta quarta-feira, 19, último dia do 2º Congresso Continental sobre “Igreja e cultura digital”, que teve inicio dia 17 em Santiago do Chile. Ir. Joana destacou que no contexto histórico em que nos encontramos constata-se que “As novas tecnologias estão suscitando um novo sujeito, novas relações”.

A segunda exposição foi da professora Doutora Silvia Pellegrini, do Chile, com o tema Info-ética: sonhos e possibilidades? Papel das universidades católicas. Abordou as mudanças de paradigmas que estão acontecendo nas instituições de ensino superior.

Os dois temas abordados questionaram os cerca de 150 representantes das Conferências Episcopais da América Latina e das organizações em relação a nova cultura provocada pelas tecnologias e que suscitam novas formas de relações, novas formas de pensar, novas formas de agir.

Ainda no período da manhã, o especialista em Análise de Sistema, Sr. Jorge Aparecido Silva, da Comunidade Canção Nova, falou da produção de jogos eletrônicos que estão sendo desenvolvidos pela comunidade. (blog.cancaonova.com/games)

Para os participantes este congresso está proporcionando momentos de debates, diálogos e possibilidades de conhecer as estratégias que emergem da cultura digital e que estão provocando uma verdadeira revolução nas relações nos vários segmentos sociais. Para a Professora Joana, “não é possível continuar com relações comunicativas do período dos meios de comunicação em que surgiram os meios de comunicação de massa. É preciso mudar a forma de pensar, de agir e de produção, que é dialógica, participativa, interativa.

“Estamos convivendo com pessoas que estão agindo no período da cultura da galáxia de Gutemberg, outros se situam na galáxia de Marconi, pessoas com até 30 anos estão envolvidas com a cultura digital. Como conviver com os vários períodos culturais geradas pelos meios de comunicação? “, questionou Ir. Élide Fogolari, assessora da Comissão para a Comunicação da CNBB.

O Congresso que debateu e estudou o tema Igreja e cultura digital, novos horizontes para a missão eclesial da Igreja, terminou com uma celebração Eucarística presidida pelo Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Cláudo Maria Celli.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo