O Centro Cultural Padre Félix Varela, dependente do Arcebispado de Havana, vai instituir uma Faculdade de Ciências Humanas, uma experiência inédita em Cuba, onde o sistema educativo é controlado pelo Estado.
A iniciativa se somará a outros projetos formativos já realizados pelo centro, como o Máster em Administração de Empresas (MBA) que já funciona há alguns meses e vista apoiar e reforçar iniciativas de negócio privadas, recentemente implantadas, depois das mudanças na política econômica do país.
Em entrevista publicada na revista católica cubana Espacio Laical, o reitor do Centro, Padre Yosvany Carvajal, explica que a ‘láurea’ será oferecida pelo Instituto de Estudos Eclesiásticos, e o curso será baseado no comum sistema de créditos.
Além destas iniciativas, o Centro Padre Félix Varela promove diversas atividades culturais e hospedou nos últimos tempos debates e conferências sobre temas da realidade cubana, como a reconciliação com os exilados, com a participação de acadêmicos cubano-americanos ou importantes representantes da diáspora.
Há muito tempo, a Igreja Católica aspira ampliar ou exercer plenamente sua obra em âmbitos sociais ou educativos em Cuba. Nos últimos anos, a Igreja desempenhou o papel de mediadora e interlocutora do Governo no diálogo aberto em maio de 2010 entre o Presidente Raúl Castro e o Cardeal Jaime Ortega, arcebispo de Havana.
Um dos principais frutos deste novo relacionamento foi o início do processo de libertação de presos políticos realizado entre 2010 e 2011.
Em sua visita à ilha, em março passado, o Papa Bento XVI pediu, entre outras coisas, maior liberdade religiosa para que a Igreja amplie e exerça plenamente seu trabalho social, inclusive no âmbito da educação.