Espanha

Cruz da Jornada Mundial da Juventude chega à Madri

Na próxima quinta-feira, 2, cerca de 4 mil jovens da diocese de Madri, na Espanha, receberão das mãos dos jovens de Sidney, Austrália, a Cruz da Jornada Mundial da Juventude, para seguir a tradição onde os jovens da última sede da JMJ entregam a Cruz para o próximo país a sediar o evento. De fato, a capital espanhola receberá os jovens do mundo todo entre os dias 16 e 21 de agosto de 2011, sobre o tema "Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé" (cf. Cl 2, 7). 

"A Cruz de Cristo encontra-se no centro da vida dos jovens e de todos os cristãos como aquilo que ela realmente é: ou seja, o lugar no qual se realiza a redenção do mundo". É o que escreve o arcebispo de Madri, Cardeal Antonio Rouco Varela, que também é o presidente da Conferência Episcopal Espanhola, em uma Carta Pastoral publicada em vista do Domingo de Ramos.

"Esta Cruz", continua Carta, "foi confiada pela primeira vez aos jovens pelo Servo de Deus João Paulo II, em 1984, a fim de que viajasse pelo mundo no período intermediário entre uma Jornada Mundial da Juventude e outra".

E acrescenta: "olhar para a Cruz, beijá-la e adorá-la é um dos gestos mais simples e profundos da piedade cristã que aprendemos desde criança".

Peregrinação da Cruz

Depois da sua chegada a Madri, a Cruz da JMJ será colocada na Catedral da cidade, junto com o ícone de Nossa Senhora. Na sexta-feira Santa, será adorada durante as celebrações litúrgicas, e então será levada em procissão pelas ruas de Madri, junto com o Jesus de Medinaceli, uma estátua muito venerada pelo povo madrilenho.

"Com este encontro entre a imagem de Jesus e a Cruz da JMJ", escreve ainda o Cardeal Rouco Varela, "se dará início a uma peregrinação da mesma Cruz por todas as paróquias e comunidades cristãs da arquidiocese e por todas aquelas que o solicitarão até 2011". Dirigindo-se em particular aos jovens, o purpurado os convida a prepararem-se para este evento "através da conversão do coração, da prática do sacramento da reconciliação e da caridade fraterna, especialmente em relação aos mais necessitados neste momento de crise econômica".

Deste modo, conclui o arcebispo de Madri, os jovens receberão a força necessária para "levar, junto com Cristo, a sua cruz pessoal, com a certeza de que o sofrimento da cruz chega ao seu ápice na glória da Páscoa".

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo