Terra Santa

Cristãos veneram relíquia da Cruz de Cristo em Jerusalém

Após o longo período de perseguição aos cristãos, durante a construção da Basílica da Ressurreição, Santa Helena encontrou a cruz de Jesus numa gruta sob o local de sua crucifixão.

Este grande acontecimento é relembrado pelos cristãos de Jerusalém todo dia 7 de maio, no local onde o fato aconteceu.

.: Fotos desta festa
.: VÍDEO: Cobertura completa

Neste ano, a festividade iniciou-se no domingo a tarde, reunindo os fiéis sob o Calvário, na Basílica da Ressurreição, onde atualmente encontra-se a gruta de Santa Helena.

Segundo o Custódio da Terra Santa, padre Pier Battista, “a devoção e a adoração a Cruz não são atos irracionais de veneração a um objeto material e insignificante. É um ato de fé e de amor a Pessoa de Jesus. É querer afirmar nossa disponibilidade em testemunhar o coração do cristianismo, não simplismente com a exibição de sinais externos e sim com o testemunho coerente de nossa vida.”

No tempo de Jesus o local era uma pedreira desativada, de onde se extraia as pedras utilizadas para a construção civil.

Nesta cisterna foram colocadas três cruzes: a de Jesus e as dos dois ladrões que o acompanhavam.

Após três séculos a cruz de Cristo foi encontrada, juntamente com a dos dois ladrões. Um milagre confirmou o acontecimento:

“Havia uma senhora muito doente. Santa Helena pediu que ela tocassem nas três cruzes encontradas. Com as duas primeiras nada aconteceu, na terceira a senhora foi curada, o que confirmou a cruz verdadeira, na qual o Cristo foi crucificado”. Conta padre Stefano, secretário da Custódia de Jerusalém.

Ao terminar a Santa Missa, celebrada no próprio local, a festividade de dois dias encerrou-se com a procissão da relíquia da Santa Cruz, dando três voltas em torno a Tumba da Ressurreição de Jesus.

Após a benção final os fieís puderam venerar a relíquia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo