"Levar a esperança de um mundo libertado de toda forma de tortura" _ é o objetivo da Noite Mundial de Oração, programada para o próximo dia 23.
A iniciativa está sendo organizada pelo grupo "Ação dos cristãos pela abolição da tortura" (ACAT). Os cristãos do mundo inteiro estão convidados a rezar pelas vítimas de torturas físicas ou morais.
A organização cita alguns exemplos de pessoas vítimas de torturas, como é o caso de Rafael Sánchez Rodriguez, encarcerado em Tlacolula, no México, depois de uma manifestação pacífica, realizada em 26 de novembro passado, em Oaxaca. Ele foi submetido a descargas elétricas e espera a abertura de um processo.
É o caso também, de Bakhadir Choukourov, que foi condenado em 2005, na Rússia, por fazer parte de um movimento muçulmano, considerado pelas autoridades como criminoso. Além de ter sido torturado, foi-lhe administrada uma enorme quantidade de substâncias químicas; o resultado é que ele não consegue mais distinguir nem reconhecer as pessoas.
Os defensores dos direitos humanos do Turcomenistão, Annajourban Amnnklytchev e Sapardourdy Khadjie, foram encarcerados e torturados, depois de um processo injusto, apenas porque colaboraram com uma repórter francesa. A jornalista e militante dos direitos humanos, Ogoulsapar Mouradova, foi presa juntamente com eles, e morreu em conseqüência das violências sofridas.