Terra Santa

Cristãos recebem permissão para visitar o Rio Jordão

Uma vez ao ano os cristãos da Terra Santa recebem permissão para entrar em uma base militar de Israel, para celebrar às margens do Rio Jordão, no lugar venerado há muitos séculos como o local do Batismo de Jesus.

Nesta quinta-feira, 25, uma peregrinação foi organizada pela Custódia Franciscana na Terra Santa.

Em meio a beleza do Deserto da Judéia, eles caminham até as margens do Rio. Em uma pequena capela é celebrada a missa presidida por Padre Artemio Vitores, Vigário Geral da Cústódia, e concelebrada por padres das diversas paróquias.

Os cristãos que vivem na Palestina recebem uma outra permissão especial do governo de Israel para peregrinar no local santo.

Segundo os Evangelhos, Jesus saiu da Galiléia e veio até ao Rio Jordão onde foi batizado por João Batista. Este episódio marca o início da vida pública de Jesus, de sua vida conhecida e relatada pelos evangelistas.

Neste local, dois grupos se comunicam às margens do rio. De um lado cristãos da Palestina e Israel, e do outro, cristãos da Jordânia que não tem permissão para atravessar o rio, mas são unidos pelo mesmo sentimento de devoção e comunhão.

Do Rio Jordão os peregrinos partem em direção a Jericó, até o Monte das Tentações, relembrando os 40 dias da tentação que Jesus viveu após seu batismo. O mosteiro do sec. XII é construido em meio a rochas. Lugar do confronto entre o céu e a terra, entre o bem e o mal. Lugar que surpreende pela beleza e mistério.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo