CN em Foco

Cristãos perseguidos no Iraque: saiba como ajudar

Além da ajuda financeira, padre Evaristo Debiasi, destaca a necessidade da oração e solidariedade

Luciane Marins

pevaristo

Padre Evaristo Debiasi, assistente eclesiástico da Ajuda à Igreja que Sofre do Brasil / Foto: TV Canção Nova

O Canção Nova em Foco desta semana aborda a situação dos cristãos perseguidos no Iraque e o trabalho realizado pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS). A instituição atua em vários países onde os cristãos sofrem perseguição ou onde a Igreja não tem como se manter. Padre Evaristo Debiase, assistente eclesiástico da AIS no Brasil, afirma que atualmente o cristianismo é a religião mais perseguida no mundo e exorta os cristãos à oração e solidariedade.

“A perseguição é tão atroz que os jihadistas, seita fanática muçulmana, forçam os cristãos a abandonar suas casas em três horas, sem poder levar nada, a não ser a roupa do corpo. Pegos de surpresa a noite, tiveram que fugir, os que ficaram foram mortos. São dezenas e dezenas de pessoas assassinadas por serem cristãs e outras fugiram para as montanhas.”

.: Ouça íntegra da entrevista

Dados das Nações Unidas apontam que o número de cristãos diminuiu cerca de 80% no Iraque nos últimos 10 anos. E a violência não é somente contra os cristãos, minorias étnicas e religiosas também são alvo do grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Padre Evaristo explica que os voluntário da AIS que estão no Iraque tem proteção do governo local e apoio da Igreja, porém até mesmo o trabalho de ajuda é dificultado. A Fundação lançou uma Campanha emergencial de ajuda ao Iraque. As doações podem ser feitas pelo site www.ais.org.br.

“Essa ajuda se não for bem dirigida será desviada pelos próprios jihadistas. Recolhemos o dinheiro que será remetido diretamente pela rede diplomática do Vaticano, que sabe os caminhos certos para que essa ajuda chegue aos mais perseguidos.”

Para demonstrar solidariedade para com os cristãos no Iraque, além da ajuda financeira, a AIS reuniu testemunhos e orações para enviar a Dom Louis Sako, Patriarca da Igreja Católica Caldeia.

Padre Evaristo destaca a necessidade de iniciativas assim: “É impossível ser cristão hoje sem se comprometer com a dor da humanidade. O mandamento ‘Ame a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo’ é para ser levado a sério. O cristão que somente se contente em rezar, em praticar os preceitos, e não faz nada para seus irmãos que sofrem, realmente não entendeu Jesus. Está na hora de despertamos para a solidariedade.”

Para ajudar

Para responder à este apelo, a Fundação Pontíficia Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) disponibiliza contas bancárias para o envio de doações. Segundo a instituição, as necessidades são as mais diversas, mas as mais urgentes são água, alimentos e remédios.

São as seguintes:
Itaú – Agência 0300 C/C 08444-9
Bradesco – AG 3450-9 C/C 15660-4
Banco do Brasil – AG 4244-7 C/C 56091-X
Santander – AG 3793-5 C/C 13000507-8
Caixa Econômica – AG 0245-3 C/C 1637-0

*A AIS solicita o envio do comprovante de depósito ou o repasse das informações referentes (valor e data da doação) através do email: ajudairaque@ais.org.br

Leia mais
.: Em 2013, aumentou a perseguição contra os cristãos
.: Papa diz que é preciso travar a violência no Iraque
.: Carta a Ban Ki-moon: Papa encoraja esforço da ONU pelo Iraque
.: Conheça o programa da Ajuda a Igreja que Sofre na TV Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo